segunda-feira, 16 de maio de 2016

Novo governo



BP do PAIGC recomenda Direcção do partido a dialogar com órgãos da soberania 

Bissau, 16 Mai 16 (ANG) – O Bureau Político do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) recomendou  a Direcção do partido o  diálogo com órgãos da soberania, partidos políticos e sociedade civil com vista ao estabelecimento de um “Acordo Político de Incidência Parlamentar” para a estabilidade governava.
.
A informação consta na resolução final da IX sessão extraordinária do Bureau Político do PAIGC , realizada no ultimo fim-de-semana  e à que  a ANG teve acesso.

De acordo com o documento, o Bureau Político do PAIGC pretende igualmente assumir as negociações e estabelecer os compromissos que garantam manter as conquistas do PAIGC como partido vencedor das eleições legislativas e detentor da maioria absoluta no parlamento.

O Bureau Político delibera ainda aprovação de uma Moção de reconhecimento, louvor e solidariedade para 1º Vice-Presidente
do PAIGC, Carlos Correia, pela sua coragem e prestação como Chefe de Governo e pelas suas capacidades de ética e moral de que deu provas ao longo da sua vida.

“O PAIGC condena os actos de ameaça e perseguição aos membros do governo em gestão e exorta-os a usarem  os instrumentos legais de que dispõem para assegurar o respeito pela continuidade do Estado e a garantia da transição Administrativa da governação em absoluta tranquilidade e normalidade”, refere  o documento.

O Bureau Político ainda exorta ao Governo a identificar todos os actos atentatórios à normalidade política e social e a responsabilizar os seus atores até apuramento das últimas consequências.

No comunicado, o  Bureau Político do PAIGC manifesta a sua solidariedade para com a Mesa da Assembleia Nacional Popular, em particular ao seu Presidente, Cipriano Cassamá e ao Vice-Presidente,  Inácio Correia “Tchim” e encoraja-os a manterem-se nessa linha de defesa dos valores democráticos e do Estado de Direito.

Segundo o documento, o Bureau Politico do PAIGC agradece a atenção da Comunidade Internacional, especialmente a configuração P5 das Nações Unidas que tem acompanhado a situação política vigente, e espera que o posicionamento de forcas armadas republicanas de respeito a Constituição seja mantida.

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário