segunda-feira, 16 de maio de 2016

Luta contra pobreza


“Microcrédito beneficia 100 mil pessoas na Guiné-Bissau”, diz Presidente da APSFD-GB

Bissau, 16 Mai. 16 (ANG) – O Presidente da Associação Profissional dos Sistemas Financeiros Descentralizados da Guiné-Bissau (APSFD-GB) afirmou que  cerca de 100 mil pessoas já beneficiaram dos créditos, durante  dez anos das microfinanças no país.

Ivo Balde que falava  sexta-feira em Bissau, no encerramento do atelie de reflexão sobre os 10 anos de  microfinanças no país, acrescentou que o objectivo é atingir, em qualidade e quantidade, a performance dos países da zona monetária oeste africana(UEMOA) em matéria de microfinanças.

Em relação as conclusões e recomendações deste encontro de dois dias, este responsável não governamental informou que os participantes recomendaram, entre outros,  a criação de um fundo, por parte do Estado, para apoiar as microfinanças.

De acordo com Ivo Baldé, também os semi
naristas recomendaram a criacao de  um espaço de consertação entre todos os actores do sector, nomeadamente o Estado, as Organizações Não Governamentais e as instituições financiadoras.

Por sua vez, o representante do governo no acto realçou a importãncia das microfinanças na redução da pobre e acrescentou que é um sistema que mais atinge as pessoas, em relação ao crédito tradicional dos bancos comerciais.

Aniza Esteves revelou  que o governo agora  demitido, previa no Orçamento Geral do Estado deste ano, um fundo de 500 milhões de Francos CFA para apoiar as instituições de microfinanças da Guiné-Bissau.

Durante o atelier, os participantes abordaram  temas como: o Estado das Microfinanças nos países da UEMOA  e o Papel do Estado no Desenvolvimento do Sistema Financeiro Descentralizado na Guiné-Bissau. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário