sexta-feira, 22 de maio de 2020


            África promove jornada inter-religiosa pelo fim da pandemia
Bissau, 22 mai 20 (ANG) - O Fórum para o Diálogo Inter-religioso da União Africana (IFDF, na sigla em inglês) apelou às populações para que se juntem, esta sexta-feira, numa jornada de oração pelo fim da pandemia de Covid-19.
"Apelamos a todas as pessoas de fé e boa vontade que se juntem numa oração pelo fim da pandemia", apelou o IFDF numa mensagem dirigida a todas as religiões e crentes do continente.
A organização instituiu sexta-feira como o 'Africa Prayer Day' e pede para que seja observado em "todos os países do continente".
Os responsáveis do organismo, que integra 11 líderes religiosos de todas as regiões africanas, assinalam que a pandemia afectou as comunidades religiosas de várias formas, levando ao cancelamento de missas, peregrinações e festividades religiosas e obrigando ao fecho de mesquitas, igrejas, sinagogas e templos.
Apelando para a unidade e solidariedade, o fórum enalteceu a resposta de "centenas de líderes religiosos, suas instituições e voluntários" na mitigação das situações de fome, violência, traumas e stress causados pelo confinamento prolongado e pelas medidas de luta contra o novo coronavírus.
Além do fim da pandemia, apela-se às populações que rezem pela recuperação dos infectados com o novo coronavírus, pelas vítimas mortais, pelos profissionais de saúde e todos os trabalhadores dos serviços essenciais e pelas mulheres vítimas de violência doméstica.
"Rezaremos juntos, na luta contra a propagação da Covid-19, pelo rápido fim da pandemia e pela descoberta de curas e tratamentos. Encorajamos os esforços e as inovações dos investigadores, engenheiros e médicos africanos na sua tentativa de desenvolver curas e tratamentos que reflictam as nossas tradições e valores", refere a mensagem.
O IFDF é uma plataforma da União Africana (UA) que promove a cooperação e o diálogo entre diferentes religiões, explorando o poder das comunidades religiosas para progredir nas áreas da justiça, paz e segurança em África.
Criado em 2016, é gerido por uma comissão eleita pelos conselhos inter-religiosos dos Estados-membros da UA.
A actual comissão do IFDF é composta por 11 membros, dois por cada região africana e um em representação dos jovens.
O islamismo e o cristianismo são as maiores religiões em África, convivendo no continente com várias crenças tradicionais.ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário