sexta-feira, 15 de maio de 2020


                    Covid-19/Eslovénia declarou fim da epidemia
Bissau, 15 mai 20 (ANG) - A Eslovénia tornou-se no primeiro país da União europeia a proclamar, na noite de quinta-feira, 14 de Maio, ter vencido a epidemia do novo coronavírus.
 Nas últimas duas semanas foram confirmados menos de sete novos casos diários.
A Eslovénia, ao proclamar o fim da epidemia de Covid-19, reabriu também as suas fronteiras, não obstante algumas medidas preventivas continuarem em vigor.
O primeiro-ministro Janez Jansa tinha afirmado na terça-feira que "hoje a Eslovénia tem a melhor situação cliníca da Europa, o que nos permite por termo ao estado de epidemia", segundo a agência noticiosa francesa AFP.
As fronteiras deste Estado da Europa central vão reabrir a todos os cidadãos do bloco dos 27, os outros devem continuar a cumprir um período de quarentena.
A Eslovénia faz fronteira com a Itália, um dos países mais severamente afectados pela pandemia, mas também com a Croácia e a Áustria.
Desde o início do mês de Abril os cidadãos europeus ao chegarem à Eslovénia deveriam cumprir um período de isolamento de pelo menos sete dias.
Com dois milhões de habitantes o país registou 1 500 casos de Covid-19 e 103 óbitos.
A partir da próxima semana os centros comerciais e os hotéis com uma capacidade até 30 camas vão poder voltar a abrir as portas.
O porte da máscara continuará a ser obrigatório, bem como o respeito do distanciamento social e a proibição de aglomerações públicas.
De acordo com a rádio pública eslovena ao declarar o fim da epidemia o governo evita prolongar até ao fim de Junho, de forma automática, um plano de ajuda às empresas e à população. Estas medidas expirariam no final deste mês de Maio.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário