terça-feira, 19 de maio de 2020


  Política/Presidente da ANP diz que o país deve sair imediatamente da incerteza

Bissau, 19 mai 20 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá afirmou que o país deve imediatamente sair da situação de “indecisão e de incerteza” em que se encontra há muito tempo.

Cipriano Cassamá que falava à imprensa esta terça-feira após uma audiência com  o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló disse que. debruçaram sobre as relações que devem existir entre órgãos da soberania, sobretudo entre a Presidência e a ANP.

“Falamos nas relações que devem existir entre eu e ele para que, com certeza, possamos levar este país com mais calma possível no quadro de uma estabilidade que todos nós almejamos”, revelou Cassamá.

O líder do parlamento guineense disse esperar que o Presidente da República encontre uma solução que satisfaça aos guineenses .

Na mesma ocasião, o 1º Vice-presidente da Assembleia do Povo Unido Partido Democrático Guineense (APU-PDGB), Mamasaliu Lamba informou que a partir de hoje pode-se dizer que APU-PDGB está reconciliado com a sua direção, prometendo participar ativamente na política partidária para o bem do país.

“ A partir de hoje, estamos com toda  disposição de voltar ao nosso partido e com a garantia total da Sua Excelência de que podemos estar à vontade na nossa sede e dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Só falando é que se entende e vamos a nossa casa continuar fazendo os nossos trabalhos”, sublinhou.

Perguntado sobre se alguns deputados do partido ainda continuam fiéis ao Acordo de Incidência Parlamentar assinado em 2019 com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Mamasaliu Lamba disse que hoje iniciou-se um processo de reconciliação interna no partido, acrescentando que o APU-PDGB enquanto partido democrático continuará sempre unido para o bem do país.

Aquele responsável adiantou que voltarão a conversar na sua sede e aí os deputados vão ter a oportunidade de se pronunciarem, garantindo que vão fazer tudo para acabar com a divisão interna.  

O partido APU-PDGB assinou recentemente um acordo de incidência parlamentar e governativa com o PRS e Madem G-15, para garantir uma maioria parlamentar, mas quatro deputados de sua bancada reiteraram que continuam vinculados ao acordo assinado entre o partido e o PAIGC, uma posição que põe em causa a maioria parlamentar desejada pelas três formações politicas, opostas ao PAIGC. ANG/DMG/ÂC//SG
                                                                                                                              


Sem comentários:

Enviar um comentário