sexta-feira, 15 de maio de 2020


Covid-19/Governo anuncia diligências para vinda de médicos cubanos e ingleses para ajudar no combate  pandemia

Bissau,15 Mai 20(ANG) - O governo  anunciou que a Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção de Covid-19 está a desenvolver ações para fazer vir ao país uma equipa de médicos cubanos e com a possibilidade de poder contar ainda com apoio de médicos ingleses no terreno.
O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo, Mamadu Serifo Jaquité, depois da reunião ordinária do Conselho de Ministros de quinta-feira, 14 de maio de 2020. 
Em declarações aos jornalistas, no Palácio do governo, Jaquité indicou que foi analisada também a necessidade de atualizar as autorizações de circulação e livres trânsito, tendo sido instruído o ministro do Interior, Botche Candé, a invalidar as anteriores e, em substituição, emitir novas. 
Na sequência de novas medidas que autoridades nacionais estão a dotar, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, Jaquité informou que o executivo instruiu o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, a encerrar o vazadouro a céu aberto de Antula, periferias de Bissau, e estudar a possibilidade de abrir outro em Safim, a 16 quilómetros da capital.
O plenário governamental propôs ao primeiro-ministro que seja reestruturada a Comissão Interministerial de Combate a Covid-19, de acordo com as recomendações do relatório de avaliação apresentado e declarar abertura oficial da campanha de comercialização da castanha de caju 2020, a 18 de maio em curso.
No capítulo das nomeações, o Conselho de Ministros deliberou que, por despacho de primeiro-ministro, seja efetuada a movimentação do pessoal dirigente da Administração Pública. Na sequência dessa deliberação, Usna António Quadé foi nomeado diretor-geral de Controlo Financeiro, Vencã Mendes foi confirmado ao cargo do diretor-geral das Contribuições  e Impostos, funções que vinha desempenhando  interinamente, Doménico Oliveira Sanca, diretor-geral das Alfândegas e Carlos Gomes, Tesoureiro Geral. 
A nível do Ministério do Interior, Malam Sambú vai ocupar o cargo do Secretário-geral, Coronel Ana Camará, diretora-geral da logística e património, Tenente-Coronel Alassana Djaló, diretor-geral da Migração e Fronteiras e o Brigadeiro-General Sadjo Sissé, Comandante Geral da Guarda Nacional. ANG/O democrata


Sem comentários:

Enviar um comentário