terça-feira, 26 de maio de 2020


                         Política / Líder do PUN denuncia ameaça de morte
Bissau, 26 mai 20 (ANG) - O presidente do Partido da Unidade Nacional, Idriça Djaló, crítico em relação às novas autoridades, diz ter recebido ameaças de morte mas que desconhece a autoria das ameaças.
Djaló tinha tomado posição contra o rapto por agentes da autoridade do deputado Marciano Indi, da APU PDGB e acabou por receber mensagens aludindo ao facto de que com Sissoco Embaló acabou a "era de insultos ao presidente", nomeadamente.
O líder do PUN denuncia a cultura de violência na Guiné-Bissau e o acto cobarde de que diz ter sido alvo.
Idrissa Djaló alega desconhecer a autoria das ameaças via áudio e remete o caso para a investigação pelas entidades policiais.
Djaló mantém-se em sua casa e descarta, mesmo, qualquer pedido de protecção alegando não querer por em risco outras vidas que não a sua.
Para este político guineense os assassínios, que ficaram por julgar, remontam a ainda antes da independência da Guiné-Bissau.
Assim ele alega ser urgente que a população se levante para exigir que tais actos cessem, por forma a evitar que o país seja um caos.
Djaló tinha denunciado "o carácter violento do governo de Nuno Gomes Nabiam" numa reacção ao rapto do deputado Marciano Indi da APU-PDGB, na semana passada, protagonizado por agentes policiais.
Este partido, a APU-PDGB, tem estado no centro das atenções por ter ora apoiado o governo cessante, do PAIGC, ora a coligação criada em torno do MADEM-G15 que poderiam fazer evoluir a maioria no parlamento.
A CEDEAO, Comunidade económica dos Estado da África ocidental, reconheceu a vitória de Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo MADEM-G15, nas eleições de Dezembro passado, não obstante o Supremo Tribunal, nas suas vestes de Tribunal Constitucional, não se ter pronunciado sobre um contencioso interposto pelo PAIGC.
A comunidade regional dera até 22 de Maio para a formação de um novo governo, saído das eleições legislativas de Março de 2019 que tinham dado a maioria ao PAIGC. ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário