segunda-feira, 18 de maio de 2020


       Macron e Merkel apresentam iniciativa franco-alemã para Europa
Bissau, 18 mai 20 (ANG) - O presidente francês e a chanceler alemã realizam hoje, 18, uma videoconferência e apresentam depois, em conferência de imprensa conjunta, uma "iniciativa franco-alemã" no contexto da crise do coronavírus, disse a Presidência francesa. Emmanuel Macron e Angela Merkel "vão reunir-se por videoconferência". No final desta reunião, por volta das 17h (16h em Angola), irão realizar uma conferência de imprensa conjunta e publicarão uma declaração conjunta apresentando uma iniciativa franco-alemã, disse o Palácio do Eliseu.
Esta iniciativa vai concentrar-se na saúde, recuperação económica, transição ecológica e digital, bem como na soberania industrial.
Em Berlim, a chancelaria informou que Angela Merkel e Emmanuel Macron irão reunir-se e realizar uma conferência de imprensa "sobre uma iniciativa franco-alemã em relação à recuperação económica da Europa".
Numa conversa telefónica em 08 de Maio, marcando o 75.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, os dois líderes enfatizaram a necessidade "mais imperativa do que nunca" para o envolvimento europeu.
A Comissão Europeia (CE) deverá apresentar em 27 de Maio em Bruxelas as suas propostas do orçamento plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19.
O fundo de recuperação, por muitos classificado como um novo 'Plano Marshall' para a Europa, é considerado o grande instrumento da União Europeia para ultrapassar a crise da covid-19, que, segundo estimativas da Comissão Europeia, provocará uma contracção recorde de 7,7% do Produto Interno Bruto da zona euro este ano e de 7,4% no conjunto da União.
Uma cimeira europeia deverá ser convocada para negociar a capacidade de endividamento, o uso de fundos e os termos dos reembolsos, informou a Comissão.
"Uma reunião física é necessária perante os desafios", referiu a CE.
O Parlamento Europeu terá então de aprovar este novo instrumento económico.
Segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 313.500 mortos e infectou mais de 4,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.218 pessoas das 29.036 confirmadas como infectadas, e há 4.636 casos recuperados, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário