sexta-feira, 22 de maio de 2020


Política/Partidos com assento parlamentar sem consenso para formação de Governo de Base Alargada

Bissau, 22 Mai 20(ANG) - A 2ª Vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) afirmou  quinta-feira que o Acordo de Incidência Parlamentar assinado com Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guné-Bissau(APU-PDGB), União para Mudança(UM) e Partido da Nova Democracia(PND) em 2019, mantêm-se intacto e tem uma duração de quatro anos.

Odete Costa Semedo que falava aos jornalistas após o encontro com partidos com assento no parlamento, disse que a paz social só pode ser encontrada na base do diálogo, ouvindo todas as forças políticas para encontrar uma saída para o actual impasse político.

Aquela dirigente político disse que infelizmente durante o encontro de auscultação, se depararam com pessoas abertas  e outros menos abertas, mas que ,contudo, as portas do diálogo não estão fechadas.

Semedo confirmou que o partido não foi pedido para formar governo, mas sim para dar a sua contribuição na busca de consensos, para de seguida apresentar uma solução sobre formação de um governo de base alargada.

Sustentou que o PAIGC   podia  simplesmente  dizer que ganhou as eleições legislativas e têm uma maioria confortável no parlamento para governar.

Terminada as auscultações, Semedo referiu não haver  consensos para formação de um Governo de Base Alargada, liderado pelo PAIGC.

O vice-coordenador do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Aristides Ocante da Silva revelou que o PAIGC lhes propôs a formação de um Governo de Base Alargada e adopção de um Memorando de Entendimento se houver consenso.

Ocante da Silva considerou  “incoerente” as propostas do PAIGC, e diz que o MADEM G-15 lidera  uma nova maioria parlamentar,  uma vez  que  o APU-PDGB renunciou  ao Acordo anterior com o PAIGC e  assinou um novo com PRS e  MADEM-G15.

Defendeu  que a formação de um novo governo solicitado pela CEDEAO deve sair da nova maioria parlamentar,cujo o  Acordo da Incidência Parlamentar já foi depositado no Supremo Tribunal de Justiça e  remetido ao Presidente da República e  Assembleia Nacional Popular.

O Presidente da União para Mudança(UM), Agnelo Regala disse que a maioria parlamentar constituído no início da legislatura tem reflexo na composição nos órgãos da ANP, acrescentando que por essa razão, as regras do jogo não podem ser alteradas no meio do jogo.

Batista Té, em nome doutra ala do APU-PDGB, disse que a sua bancada parlamentar mantêm-se  fiel ao Acordo assinado com PAIGC, UM, e PND.

Em nome do Partido  Nova Democracia(PND), Abas Djaló foi na mesma diapasão com o PAIGC, UM e bancada parlamentar de  APU-PDGB, adiantando que está de acordo com a formação de um novo governo de base alargada a ser liderado pelo PAIGC. ANG/JD/ÂC//SG
           

Sem comentários:

Enviar um comentário