sexta-feira, 22 de maio de 2020


Política/ Primeiro-ministro pede abertura do parlamento para provar nova maioria

Bissau, 22 mai 20 (ANG) - O líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau, Nuno Nabian, disse quinta-feira que há uma nova maioria no país e pediu a reabertura do parlamento para o demonstrar, com a aprovação do programa de Governo.
 
Nuno Nabian, que é também primeiro-ministro da Guiné-Bissau, nomeado pelo Presidente, Umaro Sissoco Embaló, falava aos jornalistas na sequência de um encontro com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), realizado no parlamento, em Bissau.

“Há uma nova maioria. A nossa posição foi clara. Disse que a APU não tem nada a ver com o PAIGC. O acordo foi rompido e a APU está em outro acordo”, disse aos jornalistas Nuno Nabian, no final do encontro.

Segundo Nuno Nabian, agora é preciso a Assembleia Nacional Popular, parlamento do país, “abrir para que o Governo mostre que tem de facto a maioria necessária para aprovar o seu programa”.

Questionado sobre os deputados eleitos pela APU-PDGB que continuam fiéis ao acordo com o PAIGC, Nuno Nabian disse que os acordos não são assinados por deputados.

“A direção da APU conscientemente rompeu o acordo com o PAIGC e assinou com outras duas formações políticas e cabe ao Presidente da República tomar as decisões”, disse.

O encontro promovido pelo PAIGC visava alcance de consensos para formação de um Governo de Base Alargada, o que acabou por não se concretizar, por desentedimentos entre os cinco partidos que constituem o parlamento guineense.

De um lado o PAIGC e seus aliados, União para a Mudança, Partido Nova Democracia e ala da APU-PDGB que integra quatro deputados do partido e de outro lado, o MADEM G-15, PRS e APU-PDGB liderado por Nuno Nabian, que dizem ter agora uma nova maioria.

O MADEM G-!5  reclama o direito de liderar o governo por liderar a coligação dos três,  que diz ter uma nova maioria parlamentar e   o PAIGC reafirma que o acordo que lhe garante uma maioria de 53 dos 102 da ANP se encontra de pé, pelo que cabe ao partido liderar o novo Governo de Base Alargada pretendido.

O Prazo dado pela CEDEAO para que o Presidente da República,Umaro Sissoco Embaló  nomeie novo primeiro-ministro e novo governo termina esta sexta-feira. ANG/Conosaba



Sem comentários:

Enviar um comentário