quarta-feira, 27 de maio de 2020


União Africana/ “As soluções dos problemas de África residem no continente”, diz Cyril Ramaphosa

Bissau, 27 mai 20 (ANG) - As soluções para os problemas de África , sejam eles superando doenças ou erradicando a pobreza e o sub-desenvolvimento, residem no próprio continente, disse o Presidente da União Africana.
Referindo-se ao Dia de África - 25 de Maio, Cyril Ramaphosa sublinhou que o trabalho que está a ser realizado para derrotar o coronavírus mostra um continente determinado a alavancar as suas forças e capacidades para resolver os seus próprios desafios.
"Esta é a premissa sobre a qual a Organização de Unidade Africana (OUA) foi fundada e continua a nos guiar e inspirar, enquanto nos esforçamos para construir uma vida melhor para todo o povo de África", afirmou o Presidente.
O Líder que falava de maneira virtual por ocasião dos 57 anos UA, lembrou que "embora a pandemia do coronavírus não seja um problema africano, África mostrou as suas capacidades e agilidades".
Embora esteja claro que o continente continuará a contar com o apoio da comunidade internacional e das suas instituições financeiras para reforçar a resiliência económica, os países africanos continuam firmes, afirmou.
Aos 25 de Maio de 1963, 32 nações africanas independentes reuniram-se em Adis Abeba para estabelecer a Organização de Unidade Africana (OUA), precursora da União Africana  (UA).
O preâmbulo da Carta da OUA é um apelo à unidade, à compreensão cultural e a solidariedade. "A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta da ONU e a Constituição da República da África do Sul, afirmam o direito inalienável de todas as pessoas de controlarem o seu próprio destino", termina o Presidente da União Africana.ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário