sexta-feira, 15 de maio de 2020


Desporto/Bocundji Cá quer ser Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Bissau,15 Mai 20(ANG) - O antigo futebolista guineense, Bocundji Ca, revela a ambição de ser presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no futuro próximo, para continuar a dar a sua contribuição no processo do desenvolvimento do desporto rei no país.

"Sem dúvida, tenho ambição de ser presidente da Federação, mas não é minha prioridade imediata, porque tenho tempo pela frente e neste momento estou a fazer um trabalho de base com minha academia de futebol e futuramente chegarei lá", declarou Bocundji Cá.

Numa entrevista exclusiva à Rádio Jovem Bissau, no jornal desportivo, Cá afirma que sonha fazer história como dirigente desportivo a frente do órgão que gere o futebol nacional.

O antigo médio defensivo do Stade de Reims da França, foi um dos grandes obreiros da participação da Guiné-Bissau, pela primeira vez, no Campeonato Africano das Nações 2017, disputado no Gabão, embora não tenha disputado depois nenhum dos três jogos da seleção na prova, sendo que a sua não utilização na maior competição do futebol africano continue a suscitar debate no país.

Confrontado com a situação mais uma vez, Cá escusou-se de abrir o jogo para explicar o sucedido, embora tenha assumido que alguma coisa de errado tenha acontecido durante a participação do país na maior competição africana de futebol.

"Só tenho a dizer aos meus irmãos guineenses que devemos deixar de lado o que aconteceu no Gabão em 2017, porque eu sei o que houve na altura e os responsáveis carregam essa vergonha neste momento em Bissau", argumentou Cá.

Visivelmente desapontado, o antigo capitão da seleção nacional afirma que os guineenses vivem de intriga, inveja e ódio, numa alusão à crise interna na estrutura do organismo que gere o futebol nacional, com particular destaque para o balneário da seleção.

Durante a entrevista, Cá falou de vários assuntos, nomeadamente da sua infância em Bissau, o seu percurso como futebolista profissional em França e momentos que viveu na seleção nacional.

Nasceu no bairro de Bandim, Zona 7, em Bissau, no seio de uma das famílias mais pobres da comunidade, que nem sempre tinha o que comer. Antes de chegar a França, Cá sempre viveu com a mãe, vendedora de legumes, frutas e óleo de palma, nas feiras de Bissau, que assim garantia o sustento de uma grande família.

Em França, fez toda formação como futebolista no Nantes FC e chegou à equipa principal com apenas 17 anos de idade. Teve ainda passagens pelos Tours, Nancy, Stade de Reims, Châteauroux, Paris FC e Bastia.ANG/Rádio Jovem


Sem comentários:

Enviar um comentário