segunda-feira, 8 de novembro de 2021

   Covid-19/Taxa de incidência de infecções na Alemanha atinge novo máximo

Bissau, 08 Nov (ANG) – A taxa de incidência acumulada na Alemanha nos últimos sete dias atingiu hoje um novo máximo desde o início da pandemia, com 201,1 casos de covid-19 por 100.000 habitantes, informou o Instituto Robert Koch.

O pico anterior era de 197,6 contágios por 100 mil habitantes, r
egistado em 22 de Dezembro de 2020, em plena segunda vaga da pandemia no país.

Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias alemãs contabilizaram 15.513 novos casos e 33 mortos, elevando o total de casos activos para 306.000.

A taxa de vacinação no país é inferior a 70%, o que levou as autoridades a apelarem à vacinação da população, nos últimos dias.

“Para os não vacinados, há um risco elevado de serem infectados nos próximos meses”, advertiu o chefe do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, Lothar Wieler, na semana passada.

O estado da Saxónia tem a maior incidência acumulada na Alemanha, com 491,3 novas infecções por 100.000 habitantes, o dobro do resto do país, de acordo com os dados hoje actualizados.

Em resposta à nova onda de infecções, as autoridades da Saxónia anunciaram que vão restringir o acesso a restaurantes e eventos em recintos fechados, passando a exigir a partir de hoje apresentação de um certificado de vacinação ou de recuperação da doença.

No sábado, milhares de pessoas manifestaram-se em Leipzig, a maior cidade da Saxónia, contra as medidas anunciadas, o que provocou confrontos entre os manifestantes e a polícia, tendo sido detidas 24 pessoas.

O estado da Baviera também já anunciou que vai aplicar medidas mais rígidas, devido à elevada taxa de ocupação das unidades de cuidados intensivos.

Segundo a informação, passa a ser obrigatório apresentar o resultado de um teste PCR para entrar em determinados espaços e será obrigatório usar máscaras FFP2.

O aumento dos casos surge numa altura de incerteza política na Alemanha, desde as eleições parlamentares de Setembro.

Os partidos que estão a negociar uma nova coligação para formar governo até Dezembro excluíram até agora a possibilidade de imporem a vacinação obrigatória.

A covid-19 provocou pelo menos 5.042.330 mortes em todo o mundo, entre mais de 249,43 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.ANG/Inforpress/Lusa

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário