quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

AMIC Resgata 108 Crianças Vítimas de Tráfico em 2014

Bissau,14 Jan.15 (ANG) - A Associação dos Amigos das Crianças (AMIC) resgatou 108 crianças vitimas de tráfico e submetidas a mendicância se, nomeadamente 32 casos no pais e os 76 no estrangeiro ao longo do ano findo.

A informação foi avançada à ANG pelo secretário executivo da AMIC quando procedia ao balanço das actividades executadas pela organização que dirige.

Laudelino Carlos de Medina informou que terem recuperado 11 meninas vítimas de casamento precoce no primeiro semestre e 16 no segundo do ano findo e acrescentou que 99% destas meninas foram devolvidas a família depois de trabalhos de sensibilização ou encaminhadas a casas de acolhimento.

“Temos dois centros de acolhimento em Bissau e em Gabú para vítimas de casamento precoce. As da capital albergam 33 crianças e que beneficiam de apoios a todos os níveis antes de reintegrarem as respectivas comunidade”, esclareceu Laudolino Medina.

Na óptica do Secretário-Executivo, a organização teria dado passos consideráveis ao longo de 2014, nomeadamente ao conseguir atingir mais de 105 mil crianças no quadro do programa Cantina Escolar implementada em parceria com a Organização Internacional para Desenvolvimento Humano (HIPD) em todas as regiões do país com excepção das de Bafatá e Gabú.

O programa Cantina Escola possui alguns subprogramas nomeadamente a Prevenção de Luta Contra a Malária, Reabilitação das Infra-estruturas escolares, criação de hortas escolares e apoio as associações de pais e encarregados de educação.

Laudolino Medina lembrou ainda que no ano transacto a AMIC conseguiu executar mais de 60 por cento das actividades programadas, dentre os quais salientou o facto de a Guiné-Bissau ter conseguido apresentar seu relatório sobre aplicabilidade da convenção junto do Comité Internacional das Crianças e a contribuir na melhoria de acesso a educação e saúde no país.

Pediu ao Estado, pais e encarregados da educação, sociedade civil e a comunidade internacional a se implicarem nas actividades de promoção dos direitos das crianças.

Desde a sua criação em 2005 a AMIC já identificou e resgatou 732 crianças vítimas de tráfico ou de casamento precoce.

ANG/JD/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário