quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Navegação Marítima


Governo anuncia aquisição de navios para transporte de passageiros e cargas

Bissau, 29 Jan (ANG) - O Governo anunciou quarta-feira a aquisição de três navios para  transporte de passageiros e cargas a fim de melhorar o nível de segurança marítima e reduzir os riscos das adversidades do tempo e clima no mar.   

O anúncio foi feito  pelo Secretário de Estado
do Plano e Integração Regional, Degol Mendes, na cerimónia de abertura da conferência de investidores para aquisição dos referidos barcos, que decorreu em Bissau.

Degol Mendes justificou a compra das embarcações com a necessidade de aliviar as dificuldades das populações e reduzir os riscos de acidentes marítimo.

Disse que a conferência constitui uma oportunidade para troca de informações entre os representantes do Governo e potenciais fornecedores.

“Os navios Bária, Pecixe e IV Centenário se encontram na fase final de reparação e dentro de pouco tempo estarão operacionais para assegurar as ligações marítimas com a máxima segurança” informou o Secretário de Estado.

Degol Mendes assegurou que as ligações marítimas e fluviais irão permitir o abastecimento regular inter-ilhas e também à parte continental de  difícil acesso, facilitando o escoamento dos produtos agrícolas, gados e artesanatos, assim como viagens tranquilos e confortáveis por parte da população.

Mendes indicou que o naufrágio de 2012 e o ocorrido recentemente em Farim  e que ceifaram  vidas serviram de  motivos para que o governo recomendasse ao  Secretário de Estado dos Transportes a tomada de  medidas com vista a  melhoria das condições de segurança e conforto no transporte marítimo,  e ao combate ao isolamento das populações da zona insular.

Segundo o Secretário de Estado do Plano e Integração Regional, para além do aumento da segurança na navegação marítima, o governo comprometeu-se a construir os estaleiros naval  e portos que permitam embarque e desembarque de passageiros e cargas em melhores condições. 

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário