quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


Ensino

Ministra da Educação  acusa Sindeprof de sabotar  governo

Bissau, 07 Jan 15 (ANG) - A ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo acusou o Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) de  pretender sabotar ao governo.

Em conferência de imprensa realizada hoje em Bissau, a ministra considerou ainda a greve de três dias decretada por esse sindicato  de ilegal, por não ter sido antecedido de apresentação do respectivo  caderno reivindicativo, e nem obedecer as regras sindicais que determinam o esgotamento de todos mecanismos de diálogo, antes de  se decretar a  greve.

Informou que em Dezembro último os dois sindicatos do sector do ensino reuniram com o Primeiro-ministro e neste encontro  acordaram a criação de uma comissão que integra  elementos do Ministério da educação, SINDEPROF e  SINAPROF e que encarregar-se-ia de  elaborar um documento  que registe todas  as preocupações dos sindicatos e do próprio  governo.

  “A diuturnidade que o SINDEPROF exige é pago aos professores efectivos e não os contratados, ou seja é um bónus doado aos docentes afectos ao ministério há mais de quatro anos, para garantir a permanência dos professores”, explicou.

Acrescentou que antes da entrega do pré-aviso de greve o governo deu orientações ao banco central no sentido de proceder ao pagamento da diuturnidade.

A ministra informou que o governo assinou um acordo com o Banco Mundial no âmbito do qual este assumiu o compromisso de pagar salários corrente aos professores enquanto  que o governo, por seu lado, amortiza as  dívidas contraídas com os docentes em 2013.

Por outro lado, Maria Odete Costa Semedo pediu ao SINDEPROF para reconsiderar a sua posição porque está empenhado na busca da paz social que passa pela criação de condições de trabalho e bom senso entre a instituição  que dirigi e os sindicatos.  

A greve decretada pelo SINDEPROF devia decorrer entre hoje e sexta-feira. ANG/LPG/JD/SG

 

 

   

  

     

  

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário