segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Gâmbia
Governo guineense desmente presença de alegados “golpistas”  no país

Bissau, 05 Jan. 14 (ANG) -  O Governo da Guiné-Bissau desmentiu, este fim de semana as informações, segundo as quais militares gambianos envolvidos na alegada tentativa de golpe de Estado naquele pais teriam sido  detidos em Bissau  pelas autoridades nacionais.

Em comunicado de imprensa, o executivo guineense garantiu que não se registou e muito menos se encontra sob sua alçada qualquer militar gambiano, tendo acrescentado  ter reforçado as medidas de controlo ao nível da fronteira norte do país.

“O governo guineense condena e repudia veementemente este “triste acontecimento” que decorreu em Gâmbia”, lê-se na nota.

“Reafirmamos a nossa firme convicção na defesa de princípios universalmente reconhecidos contra golpes de Estado”, refere o governo da Guiné-Bissau.

No entanto, o embaixador da Gambia residente no país, Abdou Diedjou, agradeceu as autoridade do país pela solidariedade demonstrada para com as autoridades da gambianas durante este “momento difícil”.

Abdou Diedjou, manifestou se contente pela posição do governo da Guiné-Bissau, no decurso de uma conversa telefonica mantida com o presidente da república, José Mário Vaz.

Segundo Diedjou, o presidente Mario Vaz tera telefonado logo na manhã da terça-feira, a partir de Casablanca à caminho do Brasil, demonstrando a sua solidariedade e preocupação relativamente à situação em Gâmbia.

“Transmiti a mensagem do presidente da Guiné-Bissau ao nosso presidente da república da Gambia que pediu para agradecer ao povo da Guiné-Bissau por esse acto de irmandade para com o povo da Gambia”, informou.

Quanto a situação de desordem verificada na Gambia Diedjou afirmou que  não se trata de um golpe de Estado mas sim de um ataque terrorista, porque não foi perpetrado por corpos pertences às Forças Armadas Gambianas mas  sim por dissidentes das Forças Armadas radicados na Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Alguns orgâos de counicaçäo social estrangeiras noticiaram que quatro elementos do grupo que tentou, sem sucesso, derrubar o regime de Yaya Djemé se encontram detidos na Guine-Bissau.

ANG/FGS/JAM/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário