segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Meteorologia



Jornalistas em formação sobre disseminação de informações meteorológicas

Bissau, 19 Jan 15 (ANG) -“Disseminação de informações meteorológicas destinado a mídias”, é o tema de um atelier que hoje teve inicio em Bissau e que reúne cerca de duas dezenas e meia de jornalistas vindos de diferentes órgãos de comunicação social nacional.

seminário é organizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia em parceria com a organização meteorológica mundial, no quadro do projecto “Metadri-operacional”, financiado pelo programa da cooperação voluntaria da Organização e agência Espanhola de Meteorologia.

O representante do Secretario de Estado dos Transportes e Comunicações na cerimonia disse que nos últimos tempos, informações meteorológica têm suscitado interesses sócio/econômico pelo que necessita de divulgadores especializados que saibam transmitir de forma “clara e compreensiva”.

Fernando Joaquim Ferreira Lacerda sublinhou que os naufrágios, incêndios e outras catástrofes naturais ocorridas nos últimos anos, resultaram das alterações climáticas, um pouco por toda a parte, e vem fustigando populações e ceifando vidas humanas entre outros.

Lacerda reconheceu que há dificuldades em termos técnicos e financeiros e alguns constrangimentos institucionais na transmissão de informação meteorológica razão pela qual defende a aproximação dos jornalistas ao tema.

Por sua vez, o primeiro vogal do Instituto Nacional da Meteorologia explicou que este evento se enquadra na implementação do “Plano de Ação de Banjul”, através do projecto metagri-operacional.

Francisco Gomes reconheceu que no quadro deste projecto a Guiné-Bissau tem vindo a beneficiar, desde 2009, de apoios financeiros e assistência técnica que permitiram a realização de vários seminários sobre o tempo, clima e suas implicações na agricultura.
Esclareceu que com a presente acção de formação pretende-se dar atenção à difusão de informações meteorológicas com particular atenção à agricultura, pesca, pecuária e gestão de riscos climáticos entre outras de maneira a reduzir os impactos negativos das variações e alterações climáticas nestes sectores.

disseminação de informações eficazes e em tempo útil permite agir para evitar ou reduzir os riscos e preparar-se para respostas eficazes”, salientou o Francisco Gomes que acrescentou que esta contribuição é indispensável e constitui uma das preocupações do governo para a protecção de pessoas e dos seus bens contra eventos extremos do tempo e clima. O atelier termina ainda hoje.


ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário