sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Futebol


Campeonato nacional arranca esta semana

Bissau, 30 Jan 15 (ANG) - Os campeonatos de futebol da Guiné-Bissau têm arranque agendado para este fim-de-semana, disse quinta-feira à Lusa o segundo vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Mendes Teixeira.

No novo formato, 14 equipas farão parte da primeira divisão e 25 da segunda, que será dividida em três séries, desaparecendo a terceira divisão, num formato decidido no último congresso da federação, realizado no princípio deste mês.

Até aqui, a primeira divisão comportava 10 clubes e a segunda 12, enquanto a terceira divisão era disputada por 15 clubes.

O grosso dos clubes do último escalão transitam para a segunda divisão, referiu Carlos Teixeira, dirigente da federação responsável pela pasta do futebol, devendo as zonas norte e sul comportarem oito equipas, enquanto a centro terá nove formações.

Como atrativo para a nova época, Carlos Teixeira disse que a federação está a trabalhar no sentido de proporcionar jogos no período da noite, desde que o governo disponibilize apoios nesse sentido.

A federação aguarda o desbloqueamento da subvenção anual por parte do governo e espera também por uma resposta sobre o pedido de ajuda financeira para policiamento dos jogos, sem que os clubes paguem.

"Com estes apoios do governo, seguramente que vamos ter um campeonato competitivo e atrativo", concluiu.  Bula Futebol Clube foi o vencedor da edição do campeonato da época passada.

A federação foi ainda mandatada para passar a organizar os campeonatos das primeira e segundas divisões de futebol feminino e dos escalões de formação (juniores e juvenis), competência que estava entregue à Liga Guineense de Clubes de Futebol desde 2008.
 A primeira jornada da primeira divisão terá os seguintes jogos:

Bijagós - Bula FC.

CF Balantas de Mansoa - Estrela Negra de Bissau.

Bolama - Sporting da Guiné-Bissau.

FC Cuntum - Portos da Guiné-Bissau.

UDIB - Benfica de Bissau.

Sporting Bafatá - FC Canchungo.

São Domingos - Bambadinca FC.

 Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário