segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

UEMOA


Presidente Mário Vaz participa na XVIII Cimeira

Bissau, 19 Jan 15 (ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV) participa em  Cotonou (Benin) na XVIII Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e do Governo da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que decorre de 19 à 20 do mês em curso.

Segundo o comunicado de imprensa da Presidência da República, a reunião dos Chefes de Estado e do Governo da UEMOA vai analisar o relatório sobre o estado da organização bem como o nível dos avanços da implementação da iniciativa regional para a energia durável.

O comunicado da Presidência refere  ainda que os Chefes de Estado e do Governo, debruçarão nesta cimeira sobre a “situação da segurança alimentar no espaço UEMOA”.

O presidente Jomav e a comitiva têm regresso previsto para o dia 20 de Janeiro, data de comemoração do dia dos Heróis nacionais.
 Na semana passada, o Conselho dos Ministros da união reuniu-se em Cotonou (Benin), e a Guiné-Bissau foi representada pelo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

Na sua intervenção, o chefe de executivo guineense, pediu a adopção de Português como uma das línguas de trabalho da UEMOA.

 A Guiné-Bissau é o único país da expressão portuguesa membro do espaço UEMOA.

A organização conta com oito membros:  Benin, Burquina Faso, Costa de Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo. Ambos  têm uma moeda comum, o franco cfa.


ANG/PFC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário