terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Eleição na Ordem dos Advogados


“A Sociedade guineense precisa de uma justiça efectiva, eficaz e eficiente “ diz a candidata à Bastonário da Ordem dos Advogados

Bissau, 06 Jan 15 (ANG) -A Candidata ao cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, disse que um dos remédios mais seguros para as feridas abertas na sociedade guineense é uma justiça efectiva, eficaz e eficiente.

Ruth Monteiro que falava hoje no acto de lançamento da sua candidatura ao cargo, adiantou que tal desígnio só se alcança com empenho dos profissionais do sector, frisando que os desafios que se colocam à Ordem vão muito além de meros interesses corporativos.

“ Com efeito, a capacidade da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau em influenciar os demais actores do sistema, nomeadamente magistrados, os poderes executivo e legislativo em prol duma justiça efectiva, acessível a todos os cidadãos, célere e transparente dependem essencialmente da competência, experiencia e empenho da sua liderança “ considerou Ruth Monteiro.

A pretendente ao cargo de bastonário da  O A GB referiu que a razão da sua candidatura reside no facto de as ideias acima referidas terem conseguido granjear em torno de um projecto, advogados de todas as esferas, desde os mais antigos aos estagiários com disponibilidade para dar o melhor de si para a elevação da profissão e da Ordem.

De acordo  com Ruth Monteiro os objectivos “ desta candidatura “ resumi -se em três eixos fundamentais, sendo o primeiro: discutir e demandar a justiça, através da criação, implementação e dinamização de gabinetes que irão acompanhar as demandas de cidadãos vulneráveis e carenciados de justiça, entre outros.

O segundo eixo, tem a ver com a dignificação da classe, isto é, ministrar e dinamizar cursos de formação aos advogados e recém -licenciados, dinamizar e criar Gabinetes de luta contra corrupção, de defesa dos direitos fundamentais, de apoio judiciário, de estudos e documentação, entre outros.

Os Contributos para a Reforma do Sistema Judicial que significa pugnar pela criação de um Tribunal Constitucional que passe a ocupar - se de algumas das questões que até a data não têm tido tratamento satisfatório pelos tribunais existentes, defender, junto do Governo, a criação de um de um Instituto Publico encarregue da gestão financeira e patrimonial dos tribunais, retirando assim a gestão do Cofre da alçada ao Supremo Tribunal de Justiça., constituem o terceiro eixo do projecto de candidatura de  Ruth Monteiro.

Na corrida ao cargo de bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau estão ainda mais dois outros advogados: Paulo Indeque e Basílio Sanca .

ANG/MSC/JAM/SG



  


Sem comentários:

Enviar um comentário