sábado, 10 de janeiro de 2015

Cooperação


Rei de Marrocos visita Guiné-Bissau no primeiro semestre deste ano

Bissau, 09 Jan 15 (ANG) – 0 Presidente da Republica, José Mário Vaz anunciou hoje que o Rei de Marrocos, Mohammed VI, visita a Guiné-Bissau no primeiro semestre deste ano.

A informação consta duma nota de imprensa da Presidência da Republica da Guiné-Bissau, enviada à Agencia de Noticias da Guiné (ANG), informando que o Chefe de Estado guineense José Mário Vaz regressou ao país na madruga de hoje, (09 de Janeiro do ano em curso) após ter participado da investidura da presidente do Brasil.

O comunicado informa que o rei de Marrocos visita o pais a convite de José Mário Vaz que acaba de efectuar dois dias de visita ao Reino de Marrocos.

Durante essa visita o chefe de estado guineense abordou com Mohammed VI a necessidade do reforço dos laços de amizade e de cooperação entre Rabat e Bissau, tendo o Rei marroquino manifestado a sua total disponibilidade em apoiar e acompanhar os esforços do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Ainda, em Marrocos, o chefe de estado guineense recebeu igualmente um grupo de empresários marroquinos interessado em investir na Guiné-Bissau.

O documento da Presidência da Republica da Guiné-Bissau anunciou igualmente que a presidente brasileira, Dilma Rousseff, visita o país este ano, numa data a ser confirmada posteriormente por via diplomática.

O documento explica que José Mário Vaz foi recebido pela sua homóloga brasileira, com quem abordou questões de alargamento das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

 O estado brasileiro, refere a nota, demostrou a sua disponibilidade em apoiar a implementação de vários projectos no país, particularmente o do sector da agricultura, com destaque para produção de arroz.

“ No domínio da cooperação autárquica, o presidente da Republica obteve a garantia de geminação entre Bissau e as cidades brasileiras de Brasília e Luisiana”, lê se no documento.

No Brasil, conforme a nota, José Mário Vaz recebeu um grupo de empresários brasileiros ligados à agricultura interessados em investir na transformação da castanha de caju.  

O documento explicou que após a investidura da presidente do Brasil o chefe de estado guineense efectuou visitas de carácter privado a Portugal onde manteve encontro com personalidades políticas lusas.

ANG/LPG/SG  




Sem comentários:

Enviar um comentário