segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Dia dos heróis Nacionais

EMGFA organiza palestra que exalta personalidade de Amílcar Cabral

Bissau 19 Jan. 15 (ANG) – O Estado Maior General das Forças Armadas pretende demonstrar o grau de responsabilidade dos militares no processo de desenvolvimento durante as celebrações de mais um aniversario do Dia dos Heróis Nacionais e do inicio da luta de libertação nacional.
Carlos Mandonghal e Mussa Djata
O anúncio foi feito hoje pelo Vice-Chefe de Estado-maior da Armada, Alfredo Carlos Mandonghal.

Mandonghal falava numa palestra subordinado ao tema ”O papel das FARP no Programa Mínimo e Maior, Amílcar Cabral, homem de todos os tempos e do Mundo”, alusivo as duas efemérides.
O número dois da armada guineense aconselhou aos efectivos militares mais jovens a estudarem “para que os seus futuros sejam diferentes”.

Falando da dimensão do fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Mussa Djata, do Gabinete da Assessoria do Chefe de Estado Maior das FARP disse  que Amílcar Cabral é uma figura internacional  presente em todos os lugares e em todas as ocasiões.
“ Amílcar Cabral é um homem fora de série, um intelectual que se as suas ideias e ensinamentos fossem postos na prática hoje o país não estaria como está” disse.

 Djata acrescentou -  “temos a nossa história para contar mas, infelizmente,  os guineenses conhecem e preocupam mais com a história de outros países”.
Aspecto da assistencia

“ Um povo tem de ter a sua história e nós temos a nossa. A nossa luta foi  exemplar não só para África como para o mundo em geral , apesar de muitos ignorarem estes factos hoje. Cabral era mais do que um estratega militar, e conhecia bem a diplomacia, “ disse .

 A titulo de exemplo, Mussa Djata indicou que o Congresso de Cassaca  era uma reunião de quadros mas pela inteligência de Amílcar Cabral, que viu que alguns camaradas do partido estavam a cometer muitos erros e abusos nas populações acusando-as de feitiçaria  deu  origem ao nascimento do exército nacional denominado de FARP” explicou .

A palestra sob o lema “O papel das FARP no Programa Mínimo e Maior, Amílcar Cabral, homem de todos os tempos e do Mundo” é realizada no quadro das celebrações do dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro e de início da luta armada de libertação nacional, 23 de Janeiro. ANG/MSC/AC/SG     

 

 

 

  

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário