segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Desporto


Presidente do Comité Olímpico considera positivo balanço de 2014

Bissau, 26 Jan 15 (ANG) – O Presidente do Comité Olímpico (CO) da Guiné-Bissau qualificou de positivo o balanço das actividades desenvolvidas no ano passado, fundamentando  que conseguiram cumprir o plano de acção traçado para aquele período.

Em declarações exclusivas à ANG, Sérgio Mané explicou que os resultados obtidos no ano passado deveu-se, e muito, ao trabalho de equipa, o que lhes permitiu organizar as acçöes planeadas.

Acrescentou que em 2014, o projecto de actividades do CO-GB se assentou em quatro eixos fundamentais, nomeadamente: Atletismo, Formação de Treinadores, Gestão e Promoção dos Valores Olímpico.

“No início de 2014 participamos na competição internacional de Atletismo em Goa e obtivemos uma boa classificação em termos do ranking pois, pela primeira vez, o país conseguiu obter três medalhas: uma de prata e dois de ouro”, disse Sérgio Mané que considera este feito “algo extraordinário”.

O presidente do CO-GB anunciou ter beneficiado de bolsas para os atletas da alta competição.

 “Conseguimos três bolsas para os nossos Atletas, Augusto Midana, Jacira Mendonça e Quintino N, tip, no Centro de Alto Rendimento da Federação Internacional de Luta (FILA) na localidade de Thiés, Senegal”, disse destacando o facto de o CO-GB estar a aproveitar no máximo as oportunidades que lhe são dadas pelo Comité Olímpico Internacional.

o Presidente do CO-GB referiu ainda que no ano passado organizaram uma formação local para treinadores da modalidade de Ténis, tendo o melhor deles  sido contemplado com uma bolsa ao exterior.

Quanto a gestão e promoção dos valores olímpico, Sérgio Mané disse que a sua organização se encontra empenhada num profundo trabalho de reestruturação, tendo nomeadamente conseguido mobilizar  um fundo para trabalhar em colaboração com o Comité Olímpico Internacional .

Questionado sobre as perspectivas para este ano, Sérgio Mane promete que vão concentrar os seus esforços para a qualificação da Guiné-Bissau nos próximos jogos olímpicos, a ter luga na cidade brasileira de Rio de Janeiro, em 2016

“ Como já disse no inicio, temos três “atletas de elite” no centro de alto rendimento no Senegal, além da Taciana Baldé, uma atleta potencial de Judo, em Portugal, a qualificação para o próximo Olímpico está quase que garantido” assegurou.   

ANG/LLA/JAM/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário