segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cooperação


“Angola esta disposta a ajudar de novo a Guiné-Bissau”, diz Chikoti

Bissau, 5 Jan 15 (ANG)- O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti  afirmou em Brasília que Angola estaria disposta a ajudar de novo a Guiné-Bissau, refere o jornal de Angola citando a Rádio Nacional de Angola.

A informação publicada na edição on line desta segunda-feira do referido jornal ainda da conta de que Georges Chikoti fez esta afirmação numa reunião com o   vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor Leste, Constâncio Pinto  na qual os dois analisaram  a situação política na Guiné Bissau e a cooperação entre os dois países em vários domínios .

O ministro  Chikoti revelou que a CPLP está confrontada com a solução para a Guiné-Bissau.
“O país deu um passo importante com a realização das eleições, mas ainda tem de realizar a reforma da defesa e segurança, que implica a coordenação entre a CPLP e a CEDEAO”, disse.

O ministro acrescentou que durante muito tempo Angola ajudou a Guiné-Bissau. “Até que eles fizeram o golpe de Estado, Angola retirou e suspendeu a cooperação”, disse Georges Chikoti, sublinhando que Angola está disposta a ajudar de novo a Guiné-Bissau.

“Há uma reunião que se vai realizar no início de Março, em Angola,  pedido que Timor Leste fez e o secretário executivo também na consolidação da ideia daquilo que vamos fazer entre a CPLP e a CEDEAO”, explicou.

O vice-ministro os Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor Leste, Constâncio Pinto, falou  da situação política na Guiné-Bissau e das    relações bilaterais entre Angola e o seu país.

Timor Leste está na presidência da CPLP desde a Cimeira de Díli em Julho do ano passado.

ANG/Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário