terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ensino Público


MEN diz estranhar atitude do SINDEPROF

Bissau,06 Jan15 (ANG) - O Secretário-geral do Ministério da Educação Nacional (MEN),considerou de estranha a atitude do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) que ameaça desencadear uma greve no sector, sem no entanto ter entregado o pré-aviso à quem de direito.

Em declarações à ANG segunda-feira, José Júlio César Delgado explicou que, três dias depois da sua divulgação nos órgãos da Comunicação Social, é que o SINDEPROF teria procedido a entrega do pré-aviso de greve ao MEN.

“Ou seja, recebemos um documento dia 5 de Janeiro, mas datado de 2 do mesmo mês”, sublinhou José Júlio César Delgado.

José Delgado clarificou que alguns dos pontos constantes no caderno reivindicativo teriam já sido discutidos no Conselho Permanente de Concertação Social.

Esclareceu ainda que professores de escolas superiores não fazem parte deste sindicato e que os 64 docentes das regiões de Oio, Biombo e Gabú indicados no documento do SINDEPROF, não possuem qualquer vínculo com o MEN e alguns deles nem sequer possuem peças de identificação.

O SINDEPROF está a reclamar entre outras, bolsas de estudo para professores contratados há mais de cinco anos. O Secretário-geral esclareceu, entretanto, que se houver ofertas de bolsas elas serão repartidas à todos os guineenses e não à um grupinho de pessoas.

Quanto a dívida de diuturnidade, José Júlio César Delgado esclareceu que restam apenas 2 meses por pagar e não os 30 evocados pelo SINDEPROF.

César Delgado disse que já teriam sido pagos 18 meses dessa divida de 20 meses de subsidio de diuturnidade.


ANG/JD/JAM/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário