segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cooperação


Guiné-Bissau e a UE assinam novo acordo de pescas

Bissau, 26 Jan 15 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e a União Europeia assinaram recentemente um acordo no domínio das pescas , em que o segundo se comprometeu a disponibilizar 9 milhões de Euros anuais, a partir desta data, às autoridades de Bissau.

O acordo  que autoriza aos navios europeus a pescarem nas águas territoriais guineenses, foi rubricado no termo da reunião da comissão mista que procedeu ao balanço de execução do protocolo de cooperação  em vigor entre as partes.

Falando no acto, o Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima agradeceu a UE  e disse que o acordo   vai ajudar a criar condições necessárias para o desenvolvimento do  sector.

Segundo Ildefonso Barros a primeira tranche dos fundos  a serem disponibilizados pela União Europeia , no valor de  3 milhões de Euros será aplicada na construção de infraestruturas  pesqueiras e na aquisição de equipamentos.

Barros  considerou de importante a integração dos armadores europeus na economia nacional e sublinhou que, com o acto de assinatura, deu-se o primeiro passo neste sentido.

Acrescentou que ficou adiado para breve um novo encontro entre as partes para a criação de condições para uma verdadeira parceria entre os armadores europeus e os empresários guineenses que actuam no sector.

Por seu turno, o chefe adjunto da Unidade para Acordos Bilaterais e Controle das Pescas nas Águas Internacionais da EU  elogiou o acto que adjectivou de “histórico”, uma vez que, segundo suas palavras, “ocorreu pouco tempo depois do Golpe de Estado de 2012.

Emanuel Berg realçou a importância estratégica do acordo assinado para a frota da EU e disse  que “vai  permitir  à dezenas de navios europeus  capturar  importantes espécies que se encontram na Guiné-Bissau”.

O novo acordo de pescas entre a Guiné-Bissau e a União Europeia marca por outro lado a normalização das relações de cooperação entre as duas partes,  suspensas na sequência do golpe militar de Abril de 2012. 


ANG/MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário