quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ensino Superior

Governo suspende três cursos na ULG por “não reunirem condições” de funcionamento

Bissau 14 Jan. 15 (ANG) – O Director-Geral do Ensino Superior confirmou terça-feira a suspensão dos cursos de Enfermagem Superior, Engenharia Informática e Direito na Universidade Lusófona da Guine (ULG), por “não reunirem condições” para suas aplicações.

Em declarações a ANG, Fodé Mane explicou que a ULG podia ter sido encerrado, não fosse o facto de ter nascido de um Decreto na base do qual é autorizado a funcionar.

“Por exemplo, o curso da Enfermagem Superior, que congrega cerca de 53 por cento dos estudantes da Lusófona, funciona sem qualquer fundamento, tendo em conta a falta das infra-estruturas e as aulas apenas decorrem tres dias por semana, o que eh insuficiente”, criticou.

A falta de infra-estruturas de apoio tais como laboratórios e manequins, programas de estágios com professores preparados entre outros, sao alguns dos fundamentos evocados pelo MEN para decretar a suspensão dos referidos cursos.

Fode Mane declarou ainda que a ULG não possui uma escala que permita comprovar que os instrutores estejam acima dos outros níveis básicos da informática. Alias, segundo o DG do Ensino Superior, a instituiçao depara com falta de salas de informática.

No que tange ao curso de Direito, Fode Mane disse que o país já tem uma Faculdade neste dominio sobejamente reconhecida, acrescentando que se a ULG vai formar pessoas nesta área, ela deve possuir as mesmas qualidades.

“Para que uma instituição do ensino superior possa funcionar, ela deve dispor de três documentos básicos: Primeiro é a Autorização da Abertura. Em segundo lugar deve possuir instalações próprias e finalmente ter meios matérias adequados”, informou acrescentando que  os cursos a serem ministrados carecem de autorização previa das autoridades, pois cada um tem a sua especificidade.

O Director-Geral do Ensino Superior adiantou ainda que, para ter esta autorização as escolas devem possuir um Plano de Cursos  que reunam requisitos para assegurar a qualidade e a oportunidade.

De acordo com Fode Mané a qualidade significa ter um curso substancialmente bom e a difinir a oportunidade que o país deve obter com um determinado curso.

ANG /MSC/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário