segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ensino Público


“ SINAPROF não vai à greve”- diz Presidente Luís Nancassa

Bissau, 5 Jan 15-(ANG)-  O Presidente de Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF ) disse que, o seu sindicato que dirige näo vai  observar a greve prevista para os dias 7 à 9 do mês em curso e decretada pelo Sindicato Democrático dos  Professores (SINDEPROF).

Em  conferência de  Imprensa realizada hoje em Bissau, Luís  Nancassa revelou que o SINAPROF  foi surpreendido no passado dia  28 de Dezembro de 2014, pelo SINDEPROF para que assinasse o seu pré- aviso de greve.

Aquilo, segundo Luis Nancassa, nunca fora objecto de discussão entre os dois sindicatos.

Disse que  apenas se agendou a  discussão das modalidades de cobrança das quotas dos  associados.

“Antes de se avançar para a greve, o governo devia ser convidado a discutir os pontos constantes no caderno reivindicativo”, explicou o presidente do SINDEPROF que recordou o compromisso dos dois sindicatos assumido através de um acordo rubricado com o executivo em que os dois  concordaram em colaborar para  que o ano lectivo 2014/2015 seja de paz e  estabilidade  no sector de ensino.

 Nancassa precisou  que esse acordo  aconteceu no momento da entrega das pastas entre o antigo Ministro da Educação Nacional,  Alfredo Gomes e a actual  ministra da tutela, Maria Odete Semedo.
O presidente do SINAPROF disse  que nesta base os dois sindicatos deveriam manter  a confiança no Governo para permitir-lhe  honrar os seus compromissos.

Luís Nancassa  disse que tem conhecimento de que a maioria dos professores de diferentes categorias já recebeu  os 6 meses  dos  salários em atraso.

“Sabe-se  que os restantes  pagamentos: eram 18 meses de diuturnidade dos professores,  mas o SINAPROF recebeu um documento do Governo solicitado pelo Ministério da Economia e   Finanças ao  Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) sobre o mandato de pagamento dos professores nos diferentes bancos nomeadamente, ECOBANK, BDU, BAO e ORABANK”, disse Nancassa acrescentando, “confirma-se que BCEAO já enviou este dinheiro ao Governo da Guiné-Bissau, e que o mais tardado até amanhã, terça-feira,  os referidos bancos   irão  proceder aos respectivos pagamentos.

ANG/PFC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário