segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GTAPE


Participantes solicitam formação de agentes cartógrafos

Bissau, 26 de Jan 15 (ANG) – Os participantes do retiro promovido no ultimo  fim-de-semana, em Canchungo, pelos responsaveis do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), recomendaram ao governo a capacitação dos agentes cartógrafos antes do processo de actualização dos cadernos eleitorais.

A resolução foi tornada publica no final dos trabalhos deste que foi o primeiro encontro de reflexão sobre o processo eleitoral feita conjuntamente com a Secretaria de Estado do Ordenamento e Administração Territorial.

Os técnicos presentes no encontro pediram que sejam colocados agentes eleitorais em todos os sectores administrativos, ao longo do processo de recenseamento eleitoral e a abertura, em tempo útil, das Comissões Regionais de Eleições, como forma de corrigir alguns erros ocorridos no último processo eleitoral.

Por fim recomendaram ao governo para providenciar para que, num curto espaço de tempo, se proceda a actualizaçao dos Cadernos Eleitorais segundo preceituado na Lei do Recenseamento Eleitoral. 

Na ocasião, o Diretor-geral do GTAPE disse que as resoluções saídas do presente evento irão permitir identificar e corrigir os erros verificados no passado.

Indagado sobre para quando o arranque dos trabalhos de actualização dos cadernos eleitorais, Alain Sanka informou que a GTAPE teria já solicitado um fundo para este fim ao governo, para que dentro de 60 dias se possa dar inicio às  actividades programadas.

No encontro  de Canchungo participaram os presidentes das Comissões Regionais de Eleições e técnicos seniores de outras instituições ligadas a administração eleitoral, nomeadamente, o Instituto Nacional da Estatística (INE) e o Ministério da Economia e Finanças (MEF).

Numa entrevista à ANG em Dezembro,Alain Sanka  disse que a instituiçäo que dirige necessita de 1.2 biliöes de francos cfa para levar a cabo os trabalhos de actualizaçäo dos cadernos eleitorais.


/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário