quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Energia eléctrica


Guineenses satisfeitos com fornecimento dos últimos tempos

Bissau 15 Jan. 15 (ANG) – Os citadinos de Bissau são unânimes no elogio  no fornecimento da luz eléctrica nos últimos tempos por parte da Empresa de Electricidades e Águas da Guiné – Bissau (EAGB).

Aspecto noturno da cidade de Bissau
El declarações à  ANG consideraram de positivo o desempenho da EAGB e apelaram ao governo que continue a melhorar a área da energia não só em Bissau mas em todo o território nacional.

Jeremias Tchuda, comerciante e morador no bairro de Mindará disse que o fornecimento da luz melhorou muito em relação ao mesmo período do ano passado.

“ Agora temos  luz todo o dia , mesmo quando houver cortes dura pouco tempo e volta. As tarifas de compra de saldo também estão acessíveis. O grande problema agora no meu ponto de vista, tem a ver com as taxas adicionais que EAGB cobram quando um cliente faz a recarga do saldo”, explicou.

A titulo de exemplo, acrescenta , quando um cliente pretende recarregar e tiver apenas 1000 francos é lhe vedado essa possibilidade porque o preço mínimo é de 2000 francos por causa da taxa “ lamentou Jeremias Tchuda.

Para Ricardo Mendes de Carvalho, morador no bairro de Cuntum - 02 a situação da energia melhorou bastante nos últimos tempos mas no seu ponto de vista os custos dos impulsos estão muito alto.

Mendes de carvalho disse  que cada impulso devia custar 75 francos CFA em vez dos 300 francos actuais.

“O saldo, as vezes, parece-me que corre muito rápido no contador. No meu caso este tempo parece que gasta mais rápido num cartão de 5000 francos ou seja nem chega duas semanas. Mas, o mais importante é que estamos a ter luz permanente e que continue assim “ desabafou Ricardo Mendes.

Por seu turno, Fato Djata estudante no Liceu Nacional Kwamen Nkurmah e moradora no bairro Militar igualmente mostrou a sua satisfação em relação a melhoria no fornecimento da luz pela EAGB, nos últimos tempos.

“ Agora temos luz 24/24 horas não só no bairro onde morro mas em toda cidade de Bissau. Agora é uma alegria sair a noite. O preço de saldo é aceitável e bom. O único problema são as taxas que cobram e devem ser baixado tendo em conta a situação das pessoas no país “ explicou Fato Djata.

 Marta Té, funcionária pública moradora no bairro de Chão de Papel/Varela  disse que na zona onde mora há  luz permanente e não têm queixas a dar.

“ Louvamos o trabalho da EAGB porque nos está a tirar da pobreza. Havendo luz ligamos os electrodomésticos nomeadamente a geladeira ou arca para conservar alimentos por muitos dias, e ainda para fazer outras coisas, por exemplo sorvetes, gelo etc.”, vincou Marta Té.

A entrada em funcionamento de  10 novos grupos de geradores na central eléctrica da capital possibilitou  mudanças assinaláveis no fornecimento de luz à  cidade de Bissau, que durante muitos anos foi submetida à escuridão quase que total.

Os referidos grupos alugados  para um período de 12 meses, a partir de Dezembro, à uma empresa escocesa, denominada Agreppo, permitiram o aumento da produção de energia eléctrica  de sete para 17 megawots.


ANG /MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário