terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UE avalia evolução da situação democrática na Guiné-Bissau

Bissau,13 Jan 15 (ANG) – Uma Missão Técnica Especial da União Europeia (UE) é esperada nos próximos tempos no pais, para proceder a avaliação da situação da democracia na Guiné-Bissau, no âmbito dos Acordos de Cotonou.

Segundo uma nota da delegação UE no pais a que à ANG teve hoje acesso, durante a sua estada a missão vai procurar determinar o estado da implementação dos compromissos do Governo da Guiné- Bissau em relação aos imperativos de democracia, Estado de Direito, Direitos Humanos e Boa Governação.

A missão terá encontros com as autoridades politicam, representantes da sociedade civil e actores internacionais.

"Após a constatação de desrespeito dos valores dos direitos humanos pela Guiné-Bissau em 2011, a Uniao Europeia resolveu condicionar a continuação da cooperação institucional com o pais, nomeadamente, no apoio orçamental e na tomada de certas medidas apropriadas pelo Governo, de forma a manifestar de novo o seu compromisso para com estes princípios e valores", escreve a nota.

No final, a missao redigirá um relatório técnico que submetera ao Conselho da UE para que este decida sobre o levantamento definitivo das referidas medidas, tendo em vista a normalização completa da cooperação institucional entre a Guiné-Bissau e a organização europeia.

A missão da Uniao Europeia sera dirigida pelo Director para a África Central e Ocidental do Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE), Hans-Peter Schadek que estara acompanhado de representantes de alguns Estados membros na qualidade de observadores.

Entretanto, encontra-se no país uma missão de avaliação do estado de implementação do regulamento contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.


ANG/JD/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário