terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cultura

Carnaval
Investidura da Comissão Organizadora

Bissau, 27 Jan 15 (ANG) – O Secretário de Estado do Turismo, Vicente Fernandes, conferiu posse, segunda-feira, à comissão organizadora do carnaval 2015, presidido por Wilson Barbosa, antigo Director-geral da Cultura.



No acto, Vicente Fernandes informou que o governo pretende transformar o carnaval em “caixa postal” do turismo e desafiou aos guineenses a serem capazes de promover a cultura e torná-la num factor de união da nação guineense.

“O turismo vai beneficiar com  as manifestações étnico/culturais do carnaval e esta acção cultural pode revitalizar a vinda de estrangeiros que queiram conhecer os usos e costumes do povo guineense”, disse.

O presidente da comissão organizadora do carnaval manifestou o seu desejo de fazer deste carnaval uma festa de reconciliação nacional e de aproximação entre os guineenses.
“Desde  1956 que estamos a lutar pela “Guinendadi” e ela nos escapa. Queremos uma Guiné unida, colorida tal como o próprio carnaval”, referiu Wilson Barbosa.

Em declarações à ANG, a margem deste evento, o Director-geral da Cultura explicou que a referida comissão inclui elementos da Câmara Municipal de Bissau, do Ministério da Saúde pública, dos Bombeiros e da Viação Terrestre.

Cornélio João Correia justificou o envolvimento do Ministério da Saúde com o receio e necessidade de prevenção do vírus do ébola, enquanto que a presença dos elementos da viação terrestre vão prevenir contra o elevado número de acidentes que se registam nestas festividades culturais.

“Quanto aos elementos da Câmara, é porque queremos uma mudança radical na construção das barracas para proporcionar um bom ambiente em termos de higiene”.

Em relação ao patrocínio informou que desta vez será diferente porque foi aberto um concurso público para o possível patrocinador de carnaval deste ano.

“Esse concurso obedeceu todas as normas de concorrência e todas as empresas interessadas podem participar”, disse.

Gomes Correia acrescentou que foi feita em dois níveis e que até a próxima quarta-feira será revelado o patrocinador vencedor do concurso.

Disse que o carnaval deste ano, sob o lema “Carnaval de Salvaguarda da Memória Colectiva”, vai ser comemorado no período da manhã.

“Vão ser realizadas também conferências sobre diferentes temas, dentre os quais: “O património cultural, a luta tradicional e Mandjuandade”.

O carnaval é a maior festa popular da Guiné-Bissau, é concorrido por grupos representativos de diferentes regiões e etnias da Guiné-Bissau.


Nos últimos anos têm sido o motivo de viagem à Bissau de muitos turistas, homens de negócios e guineenses que vivem no estrangeiro. 

ANG/LPG/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário