quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Agricultura


Empresários israelitas pretendem investir na produção de Arroz
 
Bissau, 22 de Jan 15 (ANG)- Empresários israelitas pretendem investir no sector agrário da Guiné-Bissau no domínio de  produção de arroz, revelou o jornal estatal Nô Pintcha, na sua edição de hoje.

Segundo o jornal que cita o ministro da agricultura, Anibal Pereira, uma delegação de Israel constituída de especialistas na matéria manifestou  essa intenção no termo de uma visita efectuada recentemente ao país.

“As perspectivas são boas porque a missão constatou que existem potencialidades agrícolas. O que falta são os meios”, disse Pereira acrescentando que a missão ficou por produzir um relatório após o qual se saberá os passos a seguir.

A visita de técnicos israelitas ocorreu numa altura em que o Ministério da Agricultura prepara o documento que será submetido à mesa redonda sobre a Guiné-Bissau prevista para este trimestre, em Bruxelas.

O ministro não acredita que se possa, à curto prazo, colmatar o défice  de produção de arroz que se verifica actualmente.

“Num curto espaço de tempo não. Terá que ser objectivos fixados para médio e longo prazo. Mas estamos a trabalhar para que à curto prazo se possa reduzir consideravelmente o défice de arroz avaliado em 80  mil toneladas para pelo menos metade, nos próximos cinco anos”, disse.

A delegação Israelita chefiada por Acher Benkemur visitou pela primeira vez Bissau em Setembro do ano findo tendo mantido encontros com o presidente Mário Vaz e o Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

Benkemur , segundo o Nô Pintcha, reiterou a disponibilidade do seu país em ajudar na resolução do défice na produção de arroz, base de alimentação da populaçâo guineense, através da  transferência de tecnologias. 

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário