sexta-feira, 16 de janeiro de 2015


Produçäo local de lixivia

Centros  nutricionais  beneficiam de aparelhos de produção local de lixívia

Bissau 16 jan 15 (Bissau) – A Carita de Bissau em parceiria com a Radio Sol Mansi, procederam hoje a apresentação do protótipo dos 16 aparelhos de produção local de lixívia (Hipoclorito de Sódio) que serão entregues aos diferentes Centros de Recuperação Nutricional localizados nas zonas de maior risco do país.
Segundo os criadores daquele engenho, hà oito anos que este método vem sendo testado ao nível do laboratório didáctico do Liceu João XXIII e com o surgimento do vírus do ébola viu-se útil a expansão da produção para todo o país.

Presente na cerimônia, o Bispo de Bissau Dom José Camnaté Nabising, disse que na luta contra a epidemia do ébola todo o cuidado é pouco, pelo que deve ser permanente.

Nabising sublinhou que aquele acto assume  grande importância dado o contexto de perigo que a doença provoca ao país.
“Produzir lixívia localmente é importante. Obtivemos essa capacidade através dos conhecimentos teóricos que os professores transmitiram nas lições de química, física e biologia”, disse o Bispo de Bissau.

Exortou a todos no sentido de trabalharem seriamente para adoptar ao país de  um sistema de ensino que permita ligar estritamente os conhecimentos teóricos à prática ao quotidiano salvando muitas vidas.
Para a representante da ministra da Saúde, Paulina Mendes, a realização do evento reveste-se de uma importância capital sobretudo na actual conjuntura marcada pela ameaça do vírus do ébola.

“A produção local de lixívia  representa um passo gigantesco na luta contra esta doença e contra a cólera que nos últimos anos tornou-se uma epidemia cíclica”, afirmou.
Paulina Mendes reiterou a disponibilidade do governo em tudo fazer para colaborar na implementação desta iniciativa.

O secretário-geral da Carita de Bissau, Domingos Miguel Bianagué, disse que a sua organizaçao adoptou o Programa de Emergência com o objetivo de contribuir aos esforços do governo evitando a transposição do vírus ébola para o país e ajudando na gestão de eventuais casos.
Disse que estão a enfatizar o aspecto de cumprimento das medidas de prevenção da doença porque está bem visível no terreno que o ano inicial da prevenção está a resfriar-se e em torno disso, algumas pessoas estão a adotar comportamentos dissuasivos como se não estivessem em perigos.

Considerou que a prevenção deve constituir para todo o guineense uma luta diária, acrescentando que uma frente de combate sem tréguas é uma prioridade vital. ANG/FGS/SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário