terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ensino

Leopoldo Amado empossado Director Geral do INEP

Bissau, 13 Jan 15 (ANG) – Leopoldo Amado foi empossado hoje Director-Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) pela ministra da Educação Nacional Maria Odete Costa Semedo.

Na ocasião, a titular da pasta da Educação Nacional  prometeu todo o apoio do governo ao funcionamento do INEP, instituição que neste momento depara com dificuldades de varia ordens.

Maria Odete Semedo realçou a importância daquela instituição de actividades científica e lembrou as contribuições por ela feita e que a tornaram conhecida a nível mundial.

“Queremos de volta um INEP a publicar obras científicas como Bit, Bis, Catchu Martel, Lala-Quema, Kebur, entre outras publicações”, manifestou a ministra.

Na sua óptica, o governo espera também da INEP estudos e pesquisas sobre questões da identidade cultural guineense, as politicas sociais, macroeconômicas, religiosas e, em suma, um INEP “proactivo e interagido”.

O Secretário de Estado do Ensino Superior e de Investigação Científica, Fernando elogiou as experiencias acumuladas na investigação científica e nas publicações anteriormente feitas por Leopoldo Amado e exortou a aplicar esta mais valia com vista a recuperar o prestígio de outrora do INEP.

Por sua vez, o recém empossado prometeu trabalhar para restituir o prestigio conquistado outrora por esta instituição de “referência nacional, sub-região africana e até mesmo Mundial” e que continua a ser importante para o desenvolvimento do país.

“Temos a consciência do estado em que se encontra o INEP, por isso tudo farei para torna-lo no nível em que se encontrava”, prometeu.

ANG/LPG/JAM
  



Sem comentários:

Enviar um comentário