sábado, 10 de janeiro de 2015

Cultura


Apresentado projecto para Carnaval 2015

Bissau, 09 Jan 15 (ANG) – A Secretaria de Estado da Juventude Cultura e Desportos (SEJCD) apresentou hoje o projecto para o Carnaval 2015, sob o lema “ Carnaval da Salvaguarda da Memoria Colectiva”.

Na apresentação do projecto, o Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude Cultura e Desportos, Jorge Otinta, destacou que pretende-se divulgar e valorizar a diversidade Cultural Nacional com vista a preservar os valores rurais étnicos Culturais, de forma a aproximar os países da Sub-Região e também criar condições para uma verdadeira reconciliação nacional com vista ao  desenvolvimento do país.

A maior festa popular guineense deve ocorrer entre 14 e 17 de Fevereiro.

Falando no acto, o  Secretário de Estado da Juventude Cultura e Desportos, Tomas Gomes Barbosa exaltou a necessidade  de se mudar a imagem externa da Guiné-Bissau, ligada às situações de conflitos que ocorreram nos últimos anos.

Barbosa pede  a participação de todos os cidadãos  nacionais e estrangeiros residentes na Guiné-Bissau para que a manifestação do Carnaval  abrange todo o território nacional.

“ Vai ser criado um espaço de demonstração destes valores com destaque para as mascaras danças a música e para todo a produção cultural do país,” assegurou.

O Secretário de Estado de Turismo, Vicente Fernandes, destacou que é um exercício que vai permitir o Turismo dar o seu contributo e tirar os seus dividendos, “porque o Carnaval é comungado por todas as etnias da Guiné-Bissau.

“ No quadro turístico pode ser um chamariz que permita que os operadores turísticos possam acatar a mensagem e visitar a Guiné-Bissau,” considerou Vicente Fernandes.


ANG/LLA /SG            



Sem comentários:

Enviar um comentário