quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ANP


“PAIGC não podia dar anuência a discussão do programa de um governo ilegal e inconstitucional”, diz Hélder Barros

Bissau,23 Fev 17(ANG) – O deputado do PAIGC, Hélder Barros disse à Lusa no final da reunião da Comissão Permanente que o seu partido «não podia dar a sua anuência para a discussão do programa de um Governo ilegal e inconstitucional».

A Comissão Permanente do Parlamento da Guiné-Bissau, composta de 15 elementos, chumbou na quarta-feira o pedido do governo para um debate do seu programa em sessão plenária do órgão.

Nove deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) votaram contra, e os restantes parlamentares do Partido da Renovação Social (PRS) votaram a favor do agendamento.

Em nome dos deputados do PRS, Artur Sanhá considerou ser este um «dia triste», por o PAIGC ter impedido a discussão do programa do governo liderado por Umaro Sissoco Embaló.

Sanhá defendeu que não compete à Comissão Permanente do Parlamento agendar ou não agendar aquela matéria, que disse ser de «interesse nacional».

O deputado do PRS propõe um «debate nacional sério, em busca de uma saída para a crise política que se vive na Guiné-Bissau».

O presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, disse lamentar a rejeição do debate do programa do Governo, que afirmou ser fruto da «persistência de desavenças entre as duas principais bancadas no Parlamento», PAIGC e o PRS.

Cipriano Cassamá disse ainda que já na quinta-feira vai solicitar uma audiência de trabalho ao chefe de Estado, José Mário Vaz, a quem vai levar uma proposta de solução para acabar com o impasse político.


ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário