quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

IBAP


Guiné-Bissau relança processo de candidatura ao patrimônio mundial da UNESCO

Bissau 15 Fev 17 (ANG) – A Guiné-Bissau vai relançar o seu processo de candidatura ao Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência  e Cultura (UNESCO ).
 
De acordo com uma nota de imprensa  do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), a que a ANG teve acesso hoje a candidatura guineense a esta distinção mundial será remetida ao Comité de Património Mundial da Unesco até o ano 2020.

“Por isso será organizada de 16 a 19 do mês em curso um atelier na cidade de Bubaque sul do país com a participação dos membros de Comité de Pilotagem das instituições nacionais, internacionais e os representantes das comunidades locais”, lê-se na nota.

O comunicado informa ainda que durante o referido encontro serão apresentados, entre várias temáticas, a nova visão Estratégica da recandidatura, bem como o plano Estratégico do Desenvolvimento Regional de Bolama –Bijagós.

Na nota o IBAP refere que será a segunda tentativa da candidatura da Guiné-Bissau ao Património Mundial da Unesco, após o fracasso da primeira em 2012, motivado pela não observância de certos critérios de elegibilidade definidos pelo Comité do património mundial. 

“Os participantes na reunião de Bubaque deverão proceder uma análise crítica   sobre o dossier da anterior candidatura, apontando soluções para a melhoria, centralizando o debate na melhoria da gestão integrada da Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama- Bijagós maximizando assim as experiências da organização “Mar de Wadden e da União Internacional para a Conservação da Natureza(UICN) e de outros parceiros estratégicos”, refere o comunicado.

A nota salienta que 4 sítios do país já foram distinguidas com a classificação de zonas húmidas de importância internacional no quadro da Convenção Ramsar, nomeadamente o Arquipélago dos Bijagós , Parque Natural de tarrafes do Rio Cacheu , Parque Nacional das Lagoas de Cufada e a Lagoa de Wendu Tcham.
ANG/MSC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário