quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017


                       Desfiles regionais marcam início das festividades

Bissau,16 Fev 17 (ANG) - O carnaval, a maior festa popular guineense inicia no próximo sábado, dia 25, com  desfiles regionais de grupos carnavalescos, anunciou hoje o diretor-geral da cultura.
DG da Cultura

 João Cornélio Gomes Correia que falava à ANG sobre os preparativos do carnaval 2017, disse que a maioria das regiões já têm as suas respectivas subcomissões empossados, faltando apenas alguns para concluir o processo.

Contudo, Gomes Correia disse que a Comissão Organizadora ainda está sem fundos para atribuição dos habituais prémios aos grupos vencedores dos desfiles regionais.

Segundo ele, até então  a Comissão se depara com dificuldades financeiras, razão pela qual não foi divulgado o valor do prémio a atribuir aos grupos vencedores dos desfiles nacionais, de máscaras e rainhas.

O Director-geral da Cultura e igualmente Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval revelou que apresentaram um orçamento no valor de 217 milhões de francos mas que  até agora nenhuma empresa  que opera no país manifestou a vontade de patrocinar  o carnaval este ano.

João Cornélio  Correia disse que prespectivam realizar o desfile nacional em dois dias, acrescentando que a título de exemplo no terceiro dia do carnaval vão ser realizadas  as danças culturais para permitir  uma maior visibilidade e o dia seguinte será reservada a parte dramática e desfiles de rainhas.

De acordo com João Cornélio Gomes os grupos carnavalescos podem participar com 100 à 150 elementos.

Interrogado sobre o espaço para instalação do palco central dos júris disse que desta vez não vai ser no bairro D’Ajuda, devido aos elevados custos que acarreta para a Comissão, explicando que a maioria dos grupos aloja nas escolas, pelo que vão procurar um espaço para minimizar despesas tendo em conta as dificuldades financeiras.

O director geral da Cultura apelou a participação massiva dos guineense nas festividades do carnaval.

Em 2016 o primeiro classificado em grupos, Netos de Bandim recebeu um prémio de  oito milhões de francos CFA, o segundo - seis milhões, o terceiro-quatro milhões, enquanto que na categoria de máscaras o primeiro lugar foi premiado com dois milhões de francos CFA. ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário