segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Defesa de consumidores

   “A População da Guiné-Bissau deve apoiar ACOBES”, diz Presidente de    ADECO/Cabo Verde

Bissau, 20 Fev 17 (ANG) – O Presidente da Associação para a Dedesa dos Consumidores de Cabo Verde (ADECO) defende a contribuição financeira dos guineenses e estrangeiros residentes no país, para que a Associação de Consumidores dos Bens e Serviços da Guiné-Bissau (ACOBES) possa cumprir a sua missão.
Presidente da ACOBES no centro

Antonio da Silva fez esta consideração numa palestra sob o tema:”O Direito e a Organização Internacionais que Defendem os Consumidores”.
Fundamenta que, com essa contribuição a  ACOBES será  independente do Estado e mais activo na defesa dos direitos dos consumidores.

Contudo, o Presidente da ADECO/Cabo Verde afirma que o Estado também deve criar um fundo para o apoio à esta  entidade privada de utilidade pública, em prol da saúde e bem estar dos cidadãos e das pessoas residentes na Guiné-Bissau.

Por outro lado, António Silva  aconselha a ACOBES a filiar-se na Organização Internacional de Defesa dos Consumidores, dada as suas “grandes” vantagens, nomeadamente, na componente de formação.

Por sua vez, O Presidente da Associação da Defesa dos Consumidores de Bens e Serviços da Guiné-Bissau , Fodé Sanhá, lamenta as “dificuldfades financeiras” com que se depara a ACOBES.

Facto que, segundo as suas palavras, limita a actuação desta entidade na defesa dos direitos dos consumidores no país.

A título de exemplo, refere que a Associação para a Defesa  dos Consumidores de Cabo Verde recebe 10 mil Euros, por ano,  do governo daquele país, o que, até agora não acontece na Guiné- Bissau.

As Repúblicas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde são membros da Organização Lusófona da Defesa dos Direitos dos Consumidores.

O Presidente do Conselho Directivo da Associação para a Defesa dos Consumidores de Cabo Verde (ADECO)  esteve em Bissau, onde tomou parte na Coferência dos Países da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste sobre o “Controlo Financeiro”.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário