segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Marrocos

                                Anunciada a  retirada de Guerguerat

Bissau, 27 Fev 17(ANG) - Marrocos vai retirar-se de uma zona disputada do Sahara Ocidental, onde aumentaram as tensões com a Frente Polisário, apoiada pela Argélia e reconhecida pela União Africana (UA), depois de intervenção do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
 
“O Reino de Marrocos prosseguirá, a partir de hoje, uma retirada unilateral da zona [Guerguerat]”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Marrocos, num comunicado divulgado no domingo citado pela agência France Presse.

O comunicado oficial acrescenta que a decisão foi tomada pelo rei Mohamed VI, a pedido do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Rabat espera agora que “a intervenção do Secretário-Geral permita retomar a situação anterior na zona em questão, manter o seu estatuto intacto, permitir o fluxo do tráfego rodoviário normal, assim como salvaguardar o cessar-fogo”, refere o documento.

Numa chamada telefónica para António Guterres, na sexta-feira, o Rei de Marrocos pediu às Nações Unidas a tomada de medidas urgentes para acabar com a que considera a “provocação” da Frente Polisário ao cessar-fogo de 1991. 

Marrocos insiste que a antiga colónia espanhola é parte integrante do seu território, mas a Frente Polisário  exige um referendo sobre a autodeterminação.Os dois lados lutaram pelo controlo do Sahara Ocidental de 1974 a 1991, com Rabat a ganhar o controlo do território antes da entrada em vigor do cessar-fogo negociado pela ONU.

Durante a chamada telefónica, Mohamed VI, de acordo com a informação ontem divulgada, condenou a “repetida incursão” de forças armadas da Frente Polisário no distrito de Guerguerat.

A tensão na região tem vindo a aumentar desde o ano passado, depois de a Frente Polisário ter estabelecido um novo posto militar no distrito de Guerguerat, perto da fronteira mauritana, a poucos metros de postos de soldados marroquinos.

No início de 2016, Marrocos começou a construir uma estrada asfaltada na área sul daquela zona, que separa os dois lados.  
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário