sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Cabo Verde


           PAICV reúne-se em congresso para iniciar  "nova caminhada"

Bissau, 17 Fev 17 (ANG) - O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) realiza, hoje, amanhã e domingo, na cidade da Praia, o seu XV Congresso ordinário, com o objectivo de iniciar “uma nova caminhada”, agora nas vestes de maior força política da oposição no arquipélago.
 
A reunião da agora segunda maior força política de Cabo Verde vai formalizar a presidente do PAICV, Janira Almada, reeleita há duas semanas após ter colocado o lugar à disposição dos militantes na sequência das derrotas do partido nas eleições legislativas, autárquicas e presidenciais do ano passado.

O secretário-geral do PAICV, João do Carmo, afirmou em conferência de imprensa sobre a preparação do Congresso, que o conclave tem a presença de 413 delegados do país e da diáspora cabo-verdiana, vai decorrer sob o lema “Por um PAICV mais forte, por um Cabo Verde mais justo”, e dar orientações sobre a organização do partido “às novas exigências e desafios”, agora que está na oposição, depois governar o país por 15 anos.


“O povo escolheu-nos como oposição. Vamos fiscalizar a acção do Governo, fazer uma oposição responsável com alternativas credíveis de governação”, apontou e sublinhou que o partido “mantém-se firme e convicto” na defesa do desenvolvimento do país.


Um dos momentos altos do Congresso, explicou, é a apresentação e discussão da Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional por parte da presidente do partido, sufragada nas eleições internas de 29 de Janeiro. 


Outro “momento importante” é a eleição dos órgãos nacionais do PAICV para os próximos três anos, como o Conselho Nacional e a Comissão de Jurisdição e Fiscalização.

A liderança de Janira Almada foi contestada por um grupo de militantes destacados, alguns antigos colegas no anterior Governo do país, liderado por José Maria Neves, que apresentaram um “Manifesto de Militância” a pedir mais diálogo interno. 


Interrogado sobre que lugar é reservado a esse grupo, João do Carmo disse que os estatutos do partido não preveem Grupo de Reflexão, mas lembrou que os elementos “são delegados natos ao Congresso, que é um espaço de debate de discussão aberta”.

O secretário-geral do PAICV informou que, a nível internacional, estão confirmadas as presenças de partidos que integram a mesma família da Internacional Socialista e representantes de vários partidos políticos amigos. 


João do Carmo garantiu que está tudo a postos para o Congresso, do qual se espera “muita discussão e muito debate”, mas também “muita serenidade”.
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário