segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cooperação Sul/Sul



Primeiro-ministro do Congo inicia visita ao país
Bissau, 27 Fev 17 (ANG) - O Primeiro-ministro da República do Congo chegou ao princípio da tarde de Domingo ao país para uma visita de três dias, ao termo da qual os dois países irão rubricar acordos nos domínios das Pescas, Agricultura e Petróleo.
Em declarações à imprensa, Clement Mouamba disse que  se encontra no país a convite "fraternal" do seu homólogo, Umaro Sissoco Embalo e lembrou que as relações entre os dois estados são "antigas e calorosas".
"Espero que, com esta visita possamos formalizar essa cooperação através da assinatura de acordos em vários sectores, nomeadamente segurança, hidrocarburantes e formação", explicou  o chefe do governo congolês que salientou que para além das relações económicas os dois países irão fortificar a  cooperação nos domínios político e cultural.
Concernente a situação política na Guiné-Bissau, Clement Mouamba sublinhou a preocupação do seu país, particularmente do Presidente  Denis Sassou Nguesso mas  disse esperar que essa situação possa melhorar para o bem-estar dos guineenses.
"Esperemos que o país volte à  estabilidade política através dos homens", concluiu Mouamba que encabeça uma delegação que inclui vários membros do seu governo, inclusive o Ministro do Interior.
Por sua vez, o seu homologo guineense, Umaro Sissoco Embalo frisou que as relações entre os dois países datam  da época colonial, revelando que o aeroporto de Congo servia de trânsito aos guerrilheiros do PAIGC nos seus contactos internacionais e aos nacionalistas cubanos que vinham apoiar a luta para a libertação nacional.
 ANG/JAM/SG
                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário