segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Simpósio Internacional


Participantes recomendam promoção de diálogo para promoção da reconciliação nacional

Bissau, 13 Fev 17 (ANG) - Os participantes no Simpósio Internacional que decorreu em Bissau de 8 à 11 de Fevereiro recomendaram a promoção de  diálogo no seio dos guineenses de modo a atingir os objecivos de  reconciliação nacional e a estabilidade política para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Apelaram  à Comissão Organizadora da Conferência no sentido de assumir e ser interlocutor entre os guineenses de forma a fazer com que os problemas existentes sejam resolvidos na base de   diálogo construtivo.

Recomendaram igualmente a promoção de acções de sensibilizações juntos dos órgãos da comunicação social e dos membros da sociedade civil e exortaram os líderes políticos à fazerem as suas lutas políticas através de diálogo , a fim de salvaguardar uma democracia construtiva.

Exortaram aos órgãos da soberania à respeitarem sempre a vontade popular expressa nas urnas e encorajam as Forças de Defesa e Segurança, pela posição assumida perante a crise política vigente.

Por sua vez, o Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Paz e Reconciliação Padre Domingos da Fonseca disse que a injustiça social e o subdesenvolvimento são factores de energia negativa no processo da reconciliação entre os guineenses.

Padre Domingos da Fonseca disse que só com a correcção dos erros do passado é que se pode construir um futuro melhor e que, por isso, é que escolherem como lema do simpósio ”Nó Enfrenta Passado Pa Nó Kumpu Guiné-Bissau de Amanhã”.

“Na realidade a reconciliação, a justiça e o diálogo são sempre alicerces para resolução de qualquer que seja a situação. Por isso, é necessário que tomemos a consciência de que nós é que temos que encontrar as soluções para acabar com as constantes crises que se vive no nosso país”, disse Padre Domingos da Fonseca.

Acrescentou que o processo de diálogo nacional deve ser apropriado por todos os actores políticos e sociais, justificando que só assim é que se pode ter a coesão nacional para promover o desenvolvimento sustentável.

Domingos da Fonseca lançou um apelo aos guineenses no sentido de terem um espirito de luta para o progresso nacional com objectivo de ter paz e bem-estar para todos.


O  simpósio agrupou cerca de 200 pessoas vindas de todo o país e  proporcionou um momento de reflexão sobre uma perspetiva construtiva capaz de reforçar a cooperação e a solidariedade entre as instituições da Guiné-Bissau.

Marcou  presença no evento o ex- representante do Secretário-geral da ONU no país, José Ramos Horta.
ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário