quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017


      Bairro de Chão de Papel/Varela confiante na  vitória no desfile deste ano

Bissau 15 Fev. 17 (ANG) – O Grupo Carnavalesco do Bairro Chão de Papel/ Varela está confiante na vitória no desfile do carnaval 2017 , disse hoje a ANG, Dodó das Máscaras,  escultor e o responsável técnico da organização.

Dodó das Máscaras
Em entrevista exclusiva à ANG, Dodó  disse que, na verdade, foi o seu bairro que venceu o desfile do carnaval 2016 uma vez que o lema era “carnaval de Nturudu”.

Referiu que o grupo que apresentou  maior qualidade e números de máscaras é o Chão de Papel.

“Temos um Múseu com maior qualidade e números das mascaras na Guiné-Bissau. 
Vendemos aos turistas estrangeiros as nossas artes. Temos maiores artistas e escultores das máscaras no país por isso não podemos não estar confiante vendo os trabalhos a andarem num bom ritmo rumo a vitória “ disse.

Dodó das Máscaras disse que a participação do seu bairro no carnaval mexe com o mundo uma vez que os guineenses no exterior também participam na organização, tendo salientado que não dependem só dos fundos do Ministério da Cultura para participarem no desfile , e que  são apoiados por moradores e admiradores do grupo.

Por isso segundo ele, antes mesmo do desfile as pessoas já sabem que eles é que vão vencer o concurso por serem  “donos” do evento uma vez que as primeiras raízes da própria cultura da Guiné-Bissau nasceu nesse Bairro.

Lili Son
“É por isso que haverá inovações este ano a começar por trajes, passando pelas máscaras, em suma em tudo. Vamos  recordar os tempos de máscaras denominadas de cabeça da vaca e de porco”, disse.

Por seu turno, o conselheiro do grupo, Januário Sousa Cordeiro vulgo Lili Son disse que os preparativos estão indo bem apesar de já não disporem de muito tempo, e promete  pôr na prática tudo o que está planeado.

 “Lili Son”, que é escultor profissional e músico da antiga orquestra Nkassa Cobra frisou que a participação do bairro de Chão de Papel/Varela no concurso do carnaval tem um significado que ultrapassa a simples vitoria no desfile.

“O motivo principal da nossa participação no desfile carnavalesco é para continuar a manter de pé a nossa cultura independentemente da vitória ou não. Nós vamos tudo fazer apesar de a decisão final vai depender dos júris por isso todos os anos participamos “ disse.

O Lili Son lamentou a falta de recursos na área cultural uma vez que na Guiné-Bissau tudo se faz pelo amor ou patriotismo.

O Grupo carnavalesco de Chão de Papel/Varela foi o segundo classificado no desfile do carnaval do ano passado atrás dos Netos de Bandim. 
ANG/MSC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário