quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Simpósio Nacional


Presidente de ANP defende empenho dos guineenses na busca de solução para constantes crises

Bissau, 08 Fev 17 (ANG) - O Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) defendeu hoje a necessidade do povo guineense se empenhar na busca, incessante, de uma solução que permita pôr fim a crise vigente no país.
 
Cipriano Cassama discursava na cerimónia de abertura do Simpósio Internacional que decorre em Bissau até o próximo dia 11, sob o Lema “Nó enfrenta passado pa nó Kumpu Guiné-Bissau de Amanhã”.

“Só com o envolvimento de todos é que poderemos ter um país no qual reina a paz e estabilidade. Qualquer sociedade em transição conjuga o seu passado, presente com a finalidade de preparar um futuro melhor”, disse Cassamá.

Acrescentou que nas referidas conjugações, as crises de valores sociais, culturais e jurídicos, entre outras, devem ser interpretadas como dinâmicas sociais que reclamam respostas conjuntas de todos os actores, independentemente da sua natureza e do seu grau de responsabilidade.

O Presidente de ANP explicou que o processo de consolidação de paz na Guiné-Bissau surgiu através da iniciativa do parlamento guineense, e que congrega todos os órgãos da soberania e da sociedade em geral.

O chefe do parlamento guineense lamentou o facto das relações sociais na sociedade guineense se tornarem mais complexas devido à novas dinâmicas que se misturam com o tradicional.

“As fragilidades da natureza política e institucional projectam sobre todos os sectores da vida social e económica e constrangem intensamente aqueles que dependem da vitalidade das instituições públicas, económicas e privadas”, afirmou Cipriano Cassamá.

Por sua vez, o Presidente de Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Caminhos para Consolidação de Paz, Padre Domingos da Fonseca,disse que o foco principal será a realização dessa conferência, uma vez que a Guiné-Bissau tem passado por várias  situações de crises violentas que estão  na origem da instabilidade.

“Esta organização tem como missão implementar as estratégias que possam contribuir na consolidação da paz interna, por isso elegemos a construção do diálogo como forma de resolver qualquer que seja problema”, disse Padre Domingos da Fonseca.

Lançou um apela aos órgãos da soberania e a sociedade guineense em geral para tudo fazerem para obter a paz, de modo a promover o desenvolvimento e o bem-estar ao povo da Guiné-Bissau.

Fonseca sublinhou que o referido acto reforça a consciência colectiva sobre a pertinência da Conferência Nacional, aproxima e reforça as bases de confiança e colaboração entre os diferentes actores políticos, sociais e económicos do país.

Domingos da Fonseca disse que o evento reforça igualmente a consciência nacional sobre a importância de lidar com o passado com o objectivo de tirar a Guiné-Bissau da situação de instabilidade e de conflito político e social,  e  que permite capacitar os delegados para a futura conferência nacional de paz.

No Simpósio Internacional sob o Lema “Nó Enfrenta Passado pa nó Kumpu Guiné-Bissau de Amanhã” vão ser apresentados os resultados de quase 18 meses de trabalhos feitos pela Comissão Organizadora da Conferência Nacional, através  de auscultações popular sobre as causas, consequências e soluções para constantes crises vividas no país.
ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário