sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Campanha Caju2017


Governo aprova 500 francos CFA/kg como preço de referência

Bissau,24 Fev17 (ANG) – O governo da Guiné-Bissau aprovou a proposta apresenta pela Associação Nacional dos Agricultores (ANAG) de fixar em 500 francos cfa o preço mínimo ao produtor por cada quilo da castanha de caju vendida.

A decisão do executivo consta no comunicado do conselho de ministros lida quinta feira na Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB), através do qual o o executivo anuncia 31 de Março de 2017 para a abertura da campanha de comercialização da castanha de caju  em todo o território nacional.

O executivo fixou ainda a base tributária em 1150 dólares por cada tonelada de castanha exportada e aprovou o projecto de decreto de comercialização interna, externa e os projectos de regulamentação da profissão de intermediário e do exportador de caju.

No ano passado o preço mínimo e compra da castanha ao produtor foi de 350fcfa.

Por outro lado, o governo deu sua anuência para o alargamento do sistema das áreas protegidas de 15 para 26 por cento do território nacional.

No comunicado, o executivo deliberou igualmente a criação de dois parques e três corredores ecológicos, nomeadamente Parque nacional de Boié, de Telombé e corredores ecológicos de Tchetche, de Salifo Chitóle e Cuntabane Quebo, numa superfície de mais 46.556 hectares.

Entretanto, o governo ainda deu a sua anuência para as seguintes nomeações: Presidência de Conselho de Ministros- Domingos Gomes Jorge Pereira Director-geral de Presidência de Conselho de Ministros

Enquanto isso, no Ministério do Comercio e Promoção Empresarial o executivo deu a sua anuência a nomeação de Abas Djaló as funções do Director-geral do comércio e Luís Filipe Monteiro Araújo, director geral de comércio interno, ao passo que Wilson Manuel Fernandes Dias nomeado para director-geral do comércio externo.

ANG/LPG/JAM/SG
  







Sem comentários:

Enviar um comentário