quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Política

Presidente da República visita Mauritânia para adquirir experiência no domínio de segurança marítima

Bissau,08 Fev 17(ANG) - O Presidente  José Mário Vaz, viajou terça-feira para a Mauritânia a convite do líder daquele país, Mohammed Ould Abdelaziz, com o objetivo de "adquirir experiência" no domínio da segurança marítima.

Em declarações aos jornalistas no aeroporto de Bissau, José Mário Vaz lembrou que na última semana tomou a decisão de obrigar todos as embarcações estrangeiras que pesquem na Zona Económica Exclusiva do país a descarregar pescado para abastecimento do mercado nacional.

Na altura, determinou que as embarcações que não respeitarem aquela orientação seriam apreendidas, podendo até serem confiscados a favor do Estado guineense, sejam eles da União Europeia, da China, Rússia ou de outras nacionalidades, disse.

José Mário Vaz afirmou hoje que desde a sua decisão foram já apreendidos seis navios.

O Presidente guineense não revelou a nacionalidade ou a bandeira das embarcações capturadas.

Sublinhou ser firme a sua determinação em lutar contra aqueles que se aproveitam das riquezas da Guiné-Bissau que disse ser cada vez mais pobre quando outros são cada vez mais ricos.

O Presidente guineense apontou a falta de infraestruturas no país e a degradação social para justificar a determinação de controlar a ZEE e desta forma arranjar recursos financeiros "para resolver as dificuldades" que o Estado enfrenta, notou.

A seguir a Mauritânia, o Presidente da República viaja com o mesmo propósito para Senegal e Marrocos.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário