quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Campanha de Caju 2017


Exportadores dizem que o sucesso vai depender do preço do produto no mercado internacional

Bissau 23 Fev 17 (ANG) – O vice-presidente da Associação dos Exportadores da Guiné-Bissau (AEGB), disse hoje , a semelhança dos anos transactos, a campanha da comercialização de caju do ano 2017, vai depender do preço deste produto no mercado internacional.

Em entrevista exclusiva à ANG, Fernando Flamengo disse que o sucesso ou insucesso da campanha de caju não depende do país, pois depende do nível da procura internacional deste produto “estratégico” para a economia da Guiné-Bissau.

“Por isso, o nosso país pouco pode fazer a nível das decisões nos mercados internacionais. No plano nacional pode sim organizar e ser eficientes e capazes.”, advertiu sublinhando que o problema é o envolvimento do Estado que acaba por estragar tudo.

“Imiscuem naquilo que não sabem nem têm capacidade para fazer e quando é assim iremos continuar na mesma ”, disse.

Fernando Flamengo referiu-se ainda aos problemas de organização do porto de Bissau, as “elevadíssimas” taxas de impostos, a fiscalização e a disfunção das organizações estatais.
O vice-presidente AEGB, defendeu que a classe é que realmente devia obter ganhos com a campanha mas as vezes não conseguem ter lucros.

“Não há nenhum investimento de um exportador nacional no país, pois não obtém lucros que lhes permitam  melhorar as infra-estruturas que utilizam durante a campanha, nomeadamente o armazém de stock e compras de camiões de carga “, sublinhou.

O empresário frisou ainda , com 40 anos de independência, a classe ja devia ter  capacidade para competir com empresários estrangeiros e ter uma voz activa dentro e fora do país. “São estes que mais beneficiam com o negócio da castanha de caju”.


Como solução apontou a não criação de uma lei só para caju, a necessidade de se acautelar com as emissões de  licenças de exportação, porque, segundo Flamengo, actualmente não existem critérios específicos para atribuição do referido documento, por forma a beneficiar os operadores económicos nacionais. 

ANG/MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário